Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da ChertoAtco. É formado em propaganda e marketing.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo José
Descrição de chapéu

Talentos anônimos

Não basta ser competente: é preciso parecer competente; e isso não tem nada a ver com autoelogio

Jovem profissional faz anotações em caderno
No trabalho, é fundamental contar para os outros o que você está fazendo e os resultados que tem atingido - BlueSkyImage / Shutterstock

Todo mundo conhece alguém extremamente competente que ainda não alcançou o reconhecimento merecido, não é mesmo? Em todos os setores, em todas as empresas, por todo lado, há gente realmente muito boa que permanece no anonimato.

Pode ser aquela cafeteria que tem o melhor cappuccino do mundo e ninguém nunca descobriu --só você e meia dúzia de amigos. Pode ser aquele médico culto, preciso e estudioso, que segue com poucos pacientes e nunca foi entrevistado por nenhum jornal para divulgar o tratamento exitoso que desenvolveu. Ou pode ser até aquele seu colega de trabalho que sempre executa brilhantemente seus projetos, mas é envergonhado demais para colher os louros da própria inteligência.

Ao observarmos casos como esses, sempre nos perguntamos: se eles são tão bons, por que suas qualidades continuam sendo quase um segredo?

O problema é que, muitas vezes, essas pessoas sabotam a si mesmas. Algumas fazem isso por pura timidez. Preferem passar despercebidas a ter que se expor em público para defender seus méritos. Outras julgam que fazer marketing pessoal é algo negativo, que pode soar como exibicionismo. Por isso, preferem deixar que o trabalho fale por si.

Mas como é que os outros saberão da existência e da qualidade do seu trabalho se você nunca divulgar nada? É claro que ser indicado e recomendado por alguém é sempre a melhor propaganda possível para qualquer profissional. Mas não se pode contar apenas com isso.

Não basta ser competente: é preciso parecer competente. Ou seja, ser efetivamente reconhecido pelos outros dessa forma.

Para tanto, não é necessário se vangloriar dos seus feitos, espalhar por aí elogios sobre si mesmo. Nada disso. Mas é fundamental contar para os outros o que você está fazendo, como realiza esse trabalho e os resultados que tem atingido. É preciso que, ao menos, as pessoas saibam da sua existência profissional. Quem não é visto não é lembrado.

Por isso, se você é uma dessas pessoas talentosas que permanecem no anonimato, desafie-se a comentar naturalmente sobre seu trabalho com amigos, colegas e conhecidos. Pessoas competentes sempre falam com entusiasmo sobre o que fazem, por isso tenho certeza de que seus amigos vão te ouvir com interesse.

E, se você conhece um profissional competentíssimo e desconhecido, faça uma boa ação: divulgue o trabalho dele, indique-o para alguém ou ajude-o a ser reconhecido. O mundo fica melhor quando valorizamos gente boa.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.