Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da ChertoAtco. É formado em propaganda e marketing.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo José
Descrição de chapéu

Problemas sem saída pedem soluções simples e possíveis

O maior erro que podemos cometer em situações de crise é paralisar diante das barreiras

Homem apoia a cabeça no braço esquerdo contra a parede com os olhos fechados
Vemos um problema tão grande, tão importante, que só conseguimos pensar nele. E é aí que mora o perigo - Fotolia
 

Sabe quando você tem um problema tão grande que dá até preguiça de enfrentar? Sabe quando a situação parece tão complexa que você não enxerga uma saída e simplesmente paralisa, achando que nada do que fizer vai adiantar?

Todos nós já passamos por momentos assim. Situações de crise. Parece que estamos num poço sem fundo ou diante de uma muralha enorme e intransponível.

São momentos difíceis, sem dúvida. Mas o maior erro que podemos cometer é paralisar diante dessas barreiras. 

Vemos um problema tão grande, tão importante, que só conseguimos pensar nele. E é aí que mora o perigo. Quando focamos apenas naquela grande batalha que parece invencível, nos esquecemos das outras pequenas que podemos realmente vencer.

Uma empresa que perde seu maior cliente, fonte principal de seu faturamento, se vê numa encruzilhada e só pensa no que pode fazer para recuperar aquele grande comprador ou arrumar outro cliente de igual importância.

É difícil encontrar uma empresa que, nessa situação, se preocupe verdadeiramente em caçar, um a um, pequenos clientes ou batalhe vendas de menor valor. Ou então corte pequenos custos, aliviando um pouco as despesas.

Normalmente, o foco vai para uma solução rápida, que resolva a questão e velozmente coloque o negócio na mesma situação em que estava antes de o problema aparecer

É claro que todo o mundo deseja resolver qualquer problema o mais rápido que puder. Mas nem sempre isso é possível, especialmente durante crises tão graves como a que vivemos atualmente.

Muitas vezes, temos que nos esforçar, ter muita paciência e fazer um trabalho de formiguinha para conseguir voltar ao patamar que ocupávamos antes.

E se você puder tomar uma atitude simples, que não resolva o seu problema totalmente, mas que ao menos melhore um pouco a sua situação e o encoraje a dar o próximo passo?

Atitudes simples e possíveis podem transformar a realidade em nossa volta. Elas alteram o ambiente, mudam a percepção das pessoas, nos dão autoconfiança. 

É verdade que pequenas ações não costumam resolver aqueles grandes problemas, aquelas muralhas intransponíveis. Mas ao menos nos preenchem com um pouco de coragem, fôlego e confiança para enfrentar os grandes desafios e toda trabalheira e cansaço que eles nos dão. 

Afinal, temos que começar por algum lugar. 

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.