Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da ChertoAtco. É formado em propaganda e marketing.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo José

Só por hoje, tente fazer uma tarefa de cada vez

O trabalho é um dos locais onde a ansiedade se manifesta de forma mais intensa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Homem aponta para relógio de punho
Checar o celular a todo momento e lidar prazos curtos aguçam a ansiedade no trabalho - Fotolia

A ansiedade é o mal do nosso século. Queremos que tudo aconteça na hora, vivemos com a sensação de estarmos atrasados, pensamos sempre na próxima coisa que devemos fazer. E assim os dias voam, as tarefas se acumulam e a aflição só aumenta.

O trabalho é um dos locais onde a ansiedade se manifesta de forma mais intensa. Ficamos sempre atentos para qualquer mensagem que chega, com medo de perdermos um WhatsApp do chefe ou um email do cliente. Se fomos nós que enviamos a mensagem, queremos saber se a resposta chegou.

O problema é que, ao ficarmos em estado de alerta junto ao celular, deixamos de nos concentrar nas tarefas relevantes. Perdemos um tempo precioso que deveria ser gasto produzindo, não esperando mensagens que muitas vezes não são importantes.

Checar o celular a todo instante é um dos hábitos que deveríamos rever. Eu sei que não é fácil. E sei também que, na maior parte do tempo, devemos estar à disposição do chefe e dos clientes. Porém, se não nos policiarmos para manter a concentração, o trabalho não vai andar. Lembre-se disso da próxima vez que interromper um raciocínio para verificar seu telefone.

Outro grande foco de ansiedade são os prazos. Como estamos cada vez mais atarefados, a agonia com as datas de entrega só tem aumentado. Quem ocupa posição de chefia costuma ter mais um agravante: além de ficar apreensivo com a conclusão de suas tarefas, sofre com as datas de entrega dos subordinados. 

O resultado é uma cobrança incessante. Quantas vezes por dia seu chefe lhe interrompe para perguntar se está tudo bem com seu projeto? E você, que ocupa posição de chefia, quantas vezes atrapalha seus funcionários para perguntar: "Tem certeza de que vai dar tempo?".

Atitudes como essas não fazem bem para ninguém. É claro que há pessoas irresponsáveis, que precisam ser cobradas. Mas elas não são a maioria. Precisamos lembrar que interrupções constantes causam perda de produtividade. E a ansiedade só nos deixa mais estressados. Parece que estamos vigiados, com a faca no pescoço. Ninguém consegue trabalhar bem assim.

Por isso, eu diria que uma das coisas mais importantes para um profissional hoje é saber controlar a ansiedade. Ela pode ser uma aliada se você souber usá-la a seu favor. Que tal canalizar essa energia para se transformar em uma pessoa mais organizada, que planeja suas tarefas e se concentra em uma coisa de cada vez?

A única forma de combater esse mal é focar no presente, sem devaneios sobre o passado ou o futuro. Quando estiver produzindo algo, tente não interromper sua tarefa para pensar outra coisa. Tente fazer uma coisa de cada vez. Só assim você terá a calma e o tempo necessários para seguir para a próxima tarefa sem tanto sofrimento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.