Américo José

Consultor empresarial, palestrante e sócio-diretor da ChertoAtco. É formado em propaganda e marketing.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo José

Profissional só inspira confiança se discurso for coerente com ações

Nada é pior que alguém que se compromete com a equipe e se esconde no momento mais importante

Um bom profissional reúne qualidades como competência, ética, responsabilidade e experiência. Mas talvez um dos atributos mais importantes, e que fica de fora do currículo, seja a capacidade de inspirar confiança.

Não existe nada pior do que alguém que promete uma coisa e não cumpre. Alguém que se compromete com a sua equipe e, no momento mais importante, se esconde e se faz de desentendido. Alguém que tem um discurso maravilhoso, porém vazio. Pessoas que só falam as coisas da boca para fora.

Uma relação de confiança é algo que se constrói ao longo do tempo. É um bem precioso. Começa sempre com um compromisso: alguém se compromete com algo e cumpre o prometido. Ao fazer isso, essa pessoa ganha pontos com seu interlocutor —pode ser o chefe, um colega de trabalho, um subordinado.

Fotolia

Ao cumprir o que promete ao longo do tempo, esses pontos acumulados se transformam em um contrato implícito entre as duas partes. É como se um dissesse para o outro: “Eu sei que posso contar com você”.

Mas, para construir a confiança, não basta apenas ser responsável, pontual, entregar o que prometeu. É preciso ser coerente. Suas palavras e pensamentos têm que combinar com seus atos.

Chefes que falam aos quatro ventos sobre a importância de valorizar os funcionários e, nos bastidores, maltratam seus subordinados não inspiram confiança alguma. São incoerentes.

A mesma coisa acontece com os empregados. Muitos adoram exigir respeito e responsabilidade de seus superiores, mas acabam se comportando de forma leviana com seus colegas. 

Há pessoas que se acham inteligentes por ter um discurso fascinante, mas se esquecem de que suas atitudes tiram qualquer crédito de suas palavras. Uma hora ou outra a máscara cai.

É claro que todos nós estamos sujeitos a deslizes. Podemos descumprir prazos, dar mancadas, falar uma coisa e fazer outra sem nem perceber. 

Mas quando você é uma pessoa coerente e confiável as pessoas facilmente irão reconhecer esses episódios como pontos fora da curva. E vão lhe desculpar porque sabem que essa não é a sua essência.
Porém, se você não inspira confiança, mesmo quando acertar sempre haverá alguém duvidando da sua capacidade, da sua palavra, do seu comprometimento.

Preste atenção no seu discurso, nas suas atitudes, nas suas promessas. Esse é o grande patrimônio que você irá construir na sua carreira. 

É isso que inspira as pessoas a seguirem a sua liderança, que faz com que você seja indicado para outros trabalhos, que gera admiração e reconhecimento na equipe. O resto são conhecimentos técnicos, que você sempre pode aprimorar pela vida afora. 

americo.jose@cherto.com.br

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.