Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

A lei do colarinho branco

O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido de várias formas; uma delas é o respeito às leis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bartender tira um pint de cerveja em um pub no centro de Londres; cidade lança 'bolacha' para verificar colarinho
Bartender tira um pint de cerveja em um pub no centro de Londres; cidade lança 'bolacha' para verificar colarinho - Dylan Martinez - 23.nov.2005/REUTERS

O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido de várias formas, como já se disse. A presidente da Suprema Corte brasileira, por exemplo, nos lembrou na semana passada que uma dessas formas é através do respeito às leis.

No seu discurso de abertura do ano Judiciário, a magistrada disse que "civilização constrói-se com respeito às leis vigentes". E acrescentou: "é inadmissível desacatar a Justiça". Observações importantes. Especialmente num país onde algumas leis pegam e outras simplesmente não pegam.

Esse conceito curioso sobre a execução das leis, quando as pessoas resolvem ignorar e as autoridades responsáveis decidem não aplicar alguma legislação específica, não parece ter paralelo em muitos países civilizados. Mas, como a picaretagem é uma coisa universal, é óbvio que várias leis são violadas em praticamente todos os lugares do mundo.

Uma lei importante que é desobedecida e causa polêmica com alguma frequência no Reino Unido é a Lei de Pesos e Medidas ("Weights  and  Measures  Act"). Essa legislação regula, entre outras coisas, a quantidade exata de líquido que os pubs do país devem servir em cada copo de cerveja na pressão.

Aqui, a cerveja é servida nos pubs em gloriosos copos de um pint, a medida imperial equivalente a exatamente 568 ml. A lei aprovada pelo Parlamento em 1985 determina que um pint de cerveja deve conter exatamente essa quantidade do precioso líquido. Nem um ml a mais —ou, é claro, a menos.

O problema é que a lei versa sobre a quantidade de líquido a ser servido, mas ignora o famoso e importante colarinho. A British Beer and Pub Association, a entidade que representa a maioria dos pubs e cervejarias do país, diz que cada copo de um pint de cerveja tem que conter pelo menos 95% de líquido. Os outros 5% poderiam ser preenchidos pelo colarinho que a associação entende como parte importante do produto.

Em muitos casos, é claro, nada disso é seguido e a cerveja é entregue com um colarinho que excede em muito os tais 5%. Violação clara da lei! O freguês que não reclama acaba bebendo muito menos cerveja do que tem direito. Como o pint de cerveja chega a custar 5 libras (algo como R$ 22,00), o cliente pode ser consideravelmente lesado. E, muitas vezes, a coisa toda acaba em confusão.

Para empoderar os fregueses, as autoridades da City  of  London —o bairro de uma milha quadrada no coração de Londres, onde ficam as principais instituições financeiras do país— resolveram agir.

Exatamente no mesmo dia do discurso da presidente do Supremo, o departamento que controla os padrões comerciais na City  anunciou que vai distribuir aos pubs  da região "bolachas" de descanso para os copos de cerveja com gráficos que mostram exatamente o tamanho do colarinho.

Os gráficos contêm linhas com marcas de 5%, 10%, 15% e 20%. Quando colocadas ao lado dos copos, as "bolachas" revelam se a cerveja contém um colarinho muito grande ou não. E alertam claramente que os clientes devem pedir um top up, um complemento, se acharem que não receberam um pint  inteiro de cerveja.

Com isso, o próprio cliente vai poder fiscalizar os pubs e fazer valer a lei.

Coisa de país extremamente civilizado.

Erramos: o texto foi alterado

Por erro da Redação, a primeira versão deste texto citava indevidamente a presidente da Suprema Corte britânica, Brenda Hale; na verdade, o colunista referia-se à presidente do Supremo Tribunal Federal brasileiro, Cármen Lúcia. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.