Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins
Descrição de chapéu

O peso da coroa

Elizabeth 2ª surpreendeu ao reclamar de um dos maiores símbolos da monarquia 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A rainha Elizabeth 2ª se queixou recentemente do peso da Coroa Imperial do Estado, um dos maiores símbolos da monarquia britânica. Cravejada de diamantes, a coroa pesa 1.3 kg e é usada pela monarca apenas em ocasiões muito especiais, como a abertura anual do Parlamento.

Ao fazer seus comentários, a soberana reconheceu, obviamente, a importância e o significado da coroa para seus súditos e para o Reino Unido. O problema, segundo ela, é que esse peso todo no cocuruto limita muito os seus movimentos. Elizabeth 2ª tem que levantar os braços mais alto do que o normal para poder ler seus discursos. E simplesmente não pode abaixar a cabeça. Do contrário, diz, o peso da coroa lhe quebraria o pescoço. Nem mesmo a magnífica série de TV The Crown conseguiria revelar um detalhe do cotidiano real tão pouco glamouroso...

Com coroa, rainha Elizabeth 2ª participa da cerimônia de abertura do Parlamento britânico, em Londres - Suzanne Plunkett - 27.mai.2015/AFP

A declaração surpreende por vários motivos. Primeiro, por ter sido feita numa raríssima entrevista da monarca. De acordo com os produtores, a entrevista consumiu longos 22 anos de negociações com o Palácio de Buckingham para poder sair. Elizabeth 2ª fala pouco com a mídia, mas aceitou conversar sobre a coroa e outras joias reais para marcar os impressionantes 65 anos de sua coroação, que serão festejados em junho. Ela é a mais longeva monarca da história britânica.

Em segundo lugar, Sua Majestade não costuma se queixar de nada. Com enorme senso de responsabilidade e dever, a rainha é reconhecida pelos seus súditos como um pilar de estabilidade e resiliência no país.

Mas a maior surpresa é a rainha falar justamente sobre o peso literal da coroa, quando ela vem sustentando quase sozinha todo o fardo da monarquia britânica desde 1953. É inegável que a função de Sua Majestade é solitária e nem sempre cheia de glamour. Sabe-se também que a carga simbólica da monarquia é muito mais pesada do que a coroa propriamente dita. E Elizabeth 2ª, aos 91 anos, continua sendo o alicerce que mantém a família real em pé. Sem ela, as coisas podem mudar muito para a monarquia britânica.

Apesar de toda a fofoca que se faz ao redor dos Windsor, os britânicos continuam apoiando a monarquia em grande número. Uma pesquisa feita pelo instituto Opinium no fim de 2017 revelou que 58% dos britânicos acham que a monarquia é o melhor sistema de governo para o país. Os adeptos da criação de uma República patinam em cerca de 23% de apoio popular. E sem nenhuma expressão na imprensa ou no debate público.

Grande parte desse apoio aos "royals" deve-se diretamente à própria rainha, que continua sendo respeitada e reverenciada pela imensa maioria dos seus súditos. As coisas mudam de figura quando perguntam à população quem deveria sucedê-la. O príncipe Charles, primeiro na linha se sucessão, conta com o apoio de apenas 33% dos britânicos. Seu filho, o príncipe William, já consegue quase o dobro de aprovação (59%).

Esses números levam a imprensa popular mundial a especular, com grande frequência, sobre a possibilidade de Elizabeth 2ª escolher o neto como seu sucessor. Isso, na prática, não existe. A única coisa que poderia ocorrer seria o princípe Charles abdicar em favor do filho. Mas esse movimento talvez seja muito difícil para alguém que foi educado desde criança a suportar o peso da coroa. Ou pelo menos fingir que ela é confortável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.