Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

Experiência caótica na Inglaterra mostra que arbitragem eletrônica tem problemas

Uso de vídeos em jogos da Copa da Inglaterra para auxiliar árbitros mais confunde do que ajuda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As recentes experiências com a utilização de árbitros de vídeo em jogos da Copa da Inglaterra foram caóticas, mostrando que a tecnologia não é a panaceia que muitos imaginam para o futebol.

Vários jogos da competição contaram com o auxílio da arbitragem eletrônica, ainda em fase de testes. Mas isso acabou confundindo mais do que ajudando. 

Todas as partidas que utilizaram o recurso foram paralisadas várias vezes, causando tumulto e confusão. E o pior: os erros continuaram sendo cometidos.

Tudo muito parecido, portanto, com a lambança armada pelo juiz na recente final do Campeonato Paulista.

Os problemas nos jogos da Copa da Inglaterra foram tantos que na última sexta-feira os clubes decidiram vetar a introdução do árbitro de vídeo no campeonato inglês —de longe a melhor e mais competitiva competição nacional de futebol do mundo.

Os times querem mais tempo para que a tecnologia seja aperfeiçoada e os juízes, treinados.

Por isso, a arbitragem eletrônica vai continuar apenas na tradicionalíssima Copa da Inglaterra, o mais antigo campeonato do planeta.

Um dos péssimos exemplos de utilização do VAR (árbitro de vídeo, na sigla em inglês) aconteceu em pleno estádio de Wembley.

O árbitro Paul Tierney aguarda decisão do sistema de vídeo durante partida da Copa da Inglaterra entre Tottenham e Rochdale, no estádio de Wembley
O árbitro Paul Tierney aguarda decisão do sistema de vídeo durante partida da Copa da Inglaterra entre Tottenham e Rochdale, no estádio de Wembley - AFP

Na ocasião, o Tottenham venceu o Rochdale, da terceira divisão inglesa, por indiscutíveis 6 a 1. E a partida acabou entrando para a história do futebol inglês —não pelo placar dilatado, mas justamente pelas confusões geradas pelo VAR.

O juiz paralisou o jogo quatro vezes apenas no primeiro tempo para pedir consultas ao árbitro de vídeo em lances que envolviam possíveis pênaltis e impedimentos.

Numa das ocasiões, acabou sendo duramente criticado pela imprensa inglesa por ter anulado um gol do Tottenham que pareceu (mesmo na TV) ser legítimo.

O pior de tudo é que não houve comunicação nenhuma para a torcida. Ninguém no estádio sabia exatamente o que estava acontecendo e o jogo esfriava a cada interrupção. 

Juízes aposentados afirmaram que o VAR pode ter aumentado a pressão sobre o árbitro. Sentindo-se obrigado a não errar de forma alguma, ele acabou decidindo paralisar o jogo a cada lance polêmico.

O resultado foi um show de críticas dos dirigentes, dos técnicos, das torcidas, da imprensa e dos jogadores. Ninguém ficou feliz.

O atleta sul-coreano Son Heung-min, do Tottenham, chegou a ironizar o VAR ao comemorar um de seus gols fazendo o sinal de TV para a torcida. Uma desmoralização.

Mas é claro que tudo isso pode ser melhorado. Um exemplo muito discutido na própria Inglaterra é o do rúgbi.

O segundo esporte nacional adotou há anos o uso do vídeo no auxílio aos juízes —que só interrompem o jogo em casos cruciais. As paralisações são claramente informadas para a torcida, que assiste ao replay da jogada nos telões do estádio.

No fim, o próprio juiz comunica sua decisão a todos através do sistema de autofalantes. Tudo claro, rápido e transparente. 

E, como é norma de cavalheiros entre os atletas de rúgbi, ninguém discute a decisão final de sua excelência, o árbitro.

O futebol, no entanto, ainda precisa melhorar muito para chegar a este estágio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.