Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

Igreja Anglicana usa aplicativos para converter fiéis

Para combater queda no número de seguidores, religião criou departamento de inovação digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A tradicional Igreja Anglicana, principal religião do Reino Unido, resolveu se modenizar e investir pesado em tecnologia para atrair novos fiéis.

Nos últimos dois anos, a igreja criou um departamento de inovação digital e desenvolveu aplicativos, novos sites e uma agressiva estratégia nas redes sociais para promover a religião.

O mais recente movimento foi o lançamento de um aplicativo específico para a Alexa, o serviço de internet da Amazon que responde a comandos de voz de seus usuários.

Cerimônia da Igreja Anglicana na Catedral de St. Paul, em Londres
Cerimônia da Igreja Anglicana na Catedral de St. Paul, em Londres - Yui Mok - 12.mai.2018/AFP

Com o aplicativo, as pessoas podem fazer várias perguntas profundas sobre a religião para a assistente virtual.

Algumas das questões sugeridas na própria página da igreja para promover o serviço são: o que significa acreditar em Deus? Como ser tornar um cristão? Quais são os dez mandamentos?

Outros aplicativos e sites da Igreja Anglicana oferecerem serviços mais básicos, explicando a importância do casamento, do batismo e outros dogmas religiosos.

Aplicativos baixados nos celulares mostram onde encontrar a igreja mais próxima para orar, usando os mapas virtuais.

E um dos aplicativos mais populares permite que os usuários criem correntes de orações para alcançar as graças desejadas. Aparentemente, dezenas de milhares de usuários usam o serviço diariamente para ajudá-los com as rezas.

Para os fiéis mais conectados, a igreja promove também hackathons regulares onde vários assuntos ligados à teologia são discutidos.

A ofensiva digital dos anglicanos tem como principal objetivo reverter décadas de declínio constante no número de fiéis –um problema que afeta também as outras denominações religiosas no país.

Segundo o dados oficiais, metade dos adultos britânicos declaram que não tem nenhuma religião.

Na década de 1980, 40% dos britânicos se declaravam anglicanos. Hoje, esse número caiu para meros 17%.

E um número ainda menor frequenta as igrejas do país. Muitas das quais acabaram sendo vendidas e foram convertidas em apartamentos modernos e caros.

Ao encarar o declínio de sua presença na sociedade, a Igreja Anglicana decidiu adotar a mesma estratégia de grandes empresas com forte presença no mundo virtual: estar presente sempre que o cliente precisar.

O diretor digital da igreja, Adrian Harris, confirma a estratégia. “A Igreja Anglicana tem que estar disponível e ao alcance dos fiéis no momento e no lugar que eles precisarem”.

Aparentemente, a iniciativa virtual tem sido bem sucedida. O número de usuários dos serviços tem crescido.

Mas não se sabe ainda se essa mobilização toda vai trazer de volta os fiéis para as igrejas.

Talvez o efeito seja até contrário: muitos anglicanos podem chegar à conclusão de que podem conseguir todo o conforto espiritual que querem sem sair do seu sofá.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.