Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

Cresce o apoio a novo plebiscito sobre o 'brexit'

Britânicos começam a sentir que há grande risco de chegar à data limite de 2019 sem acordo com a UE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O apoio para a realização de um segundo plebiscito sobre o "brexit" vem aumentando muito no Reino Unido.

O secretário britânico do 'brexit', Dominic Raab, cumprimenta o negociador da União Europeia, Michel Barnier, em Bruxelas
O secretário britânico do 'brexit', Dominic Raab, cumprimenta o negociador da União Europeia, Michel Barnier, em Bruxelas - Yves Herman - 26.jul.18/Reuters

A maior indicação disso veio de uma pesquisa recente do instituto YouGov mostrando que metade dos britânicos quer ter o direito de votar para aprovar ou rejeitar o resultado das negociações do divórcio entre o país e a União Europeia (UE).

Apenas 25% acham que a palavra final cabe ao Parlamento, como está previsto em lei.

Até recentemente, todas as pesquisas mostravam que a população não queria nem saber de discutir o tema de novo.

Mas as negociações entre o governo conservador da primeira-ministra Theresa May e a UE continuam muito conturbadas e imprevisíveis.

Com isso, os britânicos começam a sentir que existe um grande risco de o país nem sequer conseguir chegar a um acordo formal com os europeus antes da data limite para deixar o bloco, 29 de março de 2019.

Esse temor fez o debate sobre um novo plebiscito ganhar cada vez mais força no Parlamento e na mídia.

Os militantes favoráveis à União Europeia também parecem cada vez mais entusiasmados e pressionam os parlamentares para aprovar uma nova consulta à população —que incluiria a possibilidade de novo voto a favor de o país continuar na UE.

A ideia vem recebendo cada vez mais apoio público de celebridades, dinheiro de alguns milionários e espaço na imprensa.

Mas as dificuldades práticas continuam sendo enormes.

Em primeiro lugar, o Partido Trabalhista, chefiando a oposição, está mais interessado na convocação de novas eleições do que num novo plebiscito.

Afinal, é muito provável que o governo May caia caso ela não consiga entregar um acordo minimamente razoável com os europeus.

E os trabalhistas acreditam que ganhariam uma eventual nova eleição, levando seu líder, Jeremy Corbyn, ao posto de primeiro-ministro.

Em segundo lugar, há muito pouco tempo para a aprovação de uma lei que convoque uma nova consulta antes do prazo final para o "brexit".

A legislação que criou o plebiscito original levou vários meses sendo debatida e não há nenhuma indicação de que os políticos favoráveis à ruptura com a Europa facilitariam as coisas para acelerar a discussão.

Por último, e mais importante, boa parte dos parlamentares temem as possíveis consequências de uma nova votação.

Eles acreditam que o país poderia ficar ainda mais dividido, aumentando inclusive o debate separatista na Escócia.

E a reação pode ser mesmo imprevisível.

Afinal, convocar um novo plebiscito tão perto do original poderia soar para muitos como uma virada de mesa política. Algo raro num país de longa e sólida tradição democrática.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.