Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

Contra aquecimento global, Reino Unido quer redução dramática de rebanhos

Órgão do governo propõe diminuir pela metade número de bois e ovelhas no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os rebanhos bovino e ovino devem ser reduzidos dramaticamente para ajudar o planeta a combater um de seus maiores desafios, o inconteste aquecimento global.

Essa determinação foi publicada nos últimos dias no Reino Unido pelo CCC, o Committee on Climate Change (Comitê sobre Mudanças Climáticas), um órgão público independente que aconselha o governo britânico em todos os assuntos relacionados ao aquecimento da Terra.

O CCC sugeriu reduzir pelo menos pela metade os rebanhos do Reino Unido.

Gado em pasto na Escócia; projeto que quer reduzir o rebanho enfrenta oposição de associação do setor
Gado em pasto na Escócia; projeto que quer reduzir o rebanho enfrenta oposição de associação do setor - Russell Cheyne - 11.ago.15/Reuters

Como se sabe, as ovelhas e os bois são grandes produtores de metano, um dos gases que mais ajudam a aquecer o planeta.

Para diminuir essa produção de gases, a única saída seria mesmo reduzir o número desses animais, segundo os especialistas do CCC. E isso não só no Reino Unido, mas no mundo todo.

No caso britânico, o órgão pretendia sugerir um redução ainda mais significativa no número de cabeças de gado e de ovelhas, provavelmente em linha com as recomendações do Serviço Nacional de Saúde (NHS).

O NHS, o grande e maravilhoso sistema público e gratuito de saúde do Reino Unido, defende que as pessoas cortem em até 89% o consumo de carne vermelha para ter uma vida mais saudável.

O CCC pretendia, portanto, recomendar quase a eliminação completa dos rebanhos do país.

No entanto, o órgão recuou para evitar um confronto de grandes proporções com o National Farm Union (NFU), o lobby que representa os fazendeiros britânicos.

O NFU, conservador como vários de seus congêneres em partes menos desenvolvidas do mundo, simplesmente não concorda com nenhuma redução –o que não chega a ser nenhuma surpresa.

Os determinados ambientalistas britânicos, por outro lado, acham que a proposta final é muito tímida e já avisaram que vão pressionar por cortes mais profundos.

Apesar da polêmica, a posição do comitê parece até bem razoável.

Além de ajudar a salvar o planeta, o corte nos rebanhos forçaria os britânicos a adotar uma dieta mais saudável.

O CCC argumenta que as pessoas poderão consumir mais carne de porco, de peixe e de aves, que são muito mais saudáveis e não produzem gases do efeito estufa.

Eles também dizem, com grande ênfase, que as terras hoje usadas para a produção de gado e ovelhas deveriam ser destinadas para a plantação de novas florestas no país.

O governo ainda não decidiu se atenderá às sugestões, mas o debate tem mostrado claramente os problemas ambientais criados pelos grandes rebanhos.

É uma pena que em várias outras partes do mundo continue acontecendo exatamente o contrário: um aumento do desmatamento de florestas para abrir espaço, entre outras coisas, para a criação de mais cabeças de gado.




 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.