Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

Reino Unido toma hoje sua mais importante decisão desde a Segunda Guerra

Parlamento vai votar se aprova acordo para o 'brexit' e derrota pode levar país ao caos político

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O parlamento britânico vai tomar hoje a sua mais importante decisão desde a Segunda Guerra Mundial.

Os parlamentares terão que decidir se aprovam ou não o plano que detalha os termos do "brexit", o divórcio do Reino Unido com a União Europeia.

Negociado durante meses pela primeira-ministra conservadora Theresa May, o plano não agradou a quase nenhum grupo político e é praticamente certo que será rejeitado.

Tanto que a maior discussão aqui em Londres é sobre o tamanho da derrota da primeira-ministra.

Caso perca por algo como 100 votos, May vai perder sua autoridade e pode renunciar.

Uma derrota menos acachapante pode até mantê-la no cargo, mas o Partido Trabalhista já prepara uma moção de desconfiança que também pode apear May do poder.

Mas a importância do voto vai muito além do destino da primeira-ministra.

A decisão dos parlamentares hoje vai ter profundas repercussões sobre o futuro político e econômico do Reino Unido por muitas décadas. A improvável aprovação do plano consumaria de vez a saída do país da União Europeia, o mais bem sucedido projeto de integração econômico e político da história.

A sua rejeição, no entanto, apenas vai aumentar a incerteza política no país, já profundamente dividido por causa do próprio "brexit".

Afinal, não existe um "plano B" definido e ninguém sabe o que poderá acontecer até o dia 29 de março, quando o Reino Unido tem que deixar a UE.

O próprio Parlamento aprovou na semana passada uma lei obrigando o governo a apresentar um plano alternativo em três dias, caso a proposta de May seja rejeitada.

Mas é inviável renegociar qualquer coisa nova com os 27 países da UE nesse período curtíssimo de tempo. Assim, sobram outras alternativas —todas problemáticas.

Muitos defendem a realização de um novo referendo sobre a questão. Alegam que se os políticos não sabem o que fazer, então o povo tem que ser chamado para tomar uma decisão.

A tese faz sentido. Mas o problema é que os britânicos já tomaram uma posição no referendo original de 2016.

May, por exemplo, diz que um novo referendo seria uma traição ao povo e que causaria uma desconfiança enorme no sistema político amplamente democrático do país.

Outros defendem que é melhor sair da UE sem plano nenhum, numa espécie de divórcio litigioso. Este talvez seja o pior cenário já que terá sérias consequências econômicas negativas para os britânicos —de acordo com todos os dados do próprio governo.

Há ainda a possibilidade de novas eleições, que poderiam levar o líder trabalhista Jeremy Corbyn ao poder. Mas ele também não conseguiria resolver a parada com a UE até 29 de março.

Por último, existe a possibilidade de se adiar a saída do bloco europeu —ou até mesmo cancelar o "brexit", o que poderia ser aprovado pelo Parlamento. Isso aumentaria muito o radicalismo político. E muito rapidamente.

Neste cenário, o maior perigo seria o provável fortalecimento da extrema-direita. Isso ampliaria o nacionalismo e poderia levar a ações políticas violentas.

Como se vê, nenhuma das alternativas é fácil. Mas o parlamento britânico vai ter que tomar uma decisão e fazer história. Mais uma vez.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.