Américo Martins

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Américo Martins

Várias razões para amar Londres

Cada visitante tem seus bons e específicos motivos para gostar desta frenética capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Existem várias razões para amar Londres, uma das cidades mais vibrantes do mundo e cheia de tradições e história.

Cada visitante ou morador daqui tem seus bons e específicos motivos para gostar desta frenética capital.

O poeta Vinicius de Moraes, por exemplo, escreveu em 1959 um texto intitulado “Por que amo a Inglaterra” no qual mencionava o carinho que tinha pela cidade.

No artigo, Vinicius descreve as suas experiências como o primeiro estudante brasileiro a ter recebido uma bolsa do governo britânico para fazer um curso na Universidade de Oxford, em 1938.

O texto já começa com a surpreendente constatação de que o poeta não se apaixonou à primeira vista pelo país ou por sua capital —o oposto do que acontece com a maioria dos anglófilos.

O amor de Vinicius começou exatos quatro dias depois de sua chegada, de forma inusitada, quando um policial britânico o segurou pelo ombro evitando que ele fosse atropelado ao olhar para o lado errado na tentativa de atravessar uma avenida central de Londres.

A partir daquele momento, o escritor sentiu-se “protegido pelo (então) Império Britânico”. Vinicius prossegue elogiando o “fair play” dos ingleses, a paixão pelos esportes, a beleza da arquitetura local e suas próprias aventuras na universidade.

Concordo: aqui vivi experiências similares e acho que essas são excelentes razões para se amar o lugar.

Ao contrário do poeta, no entanto, o meu interesse por Londres começou logo no primeiro dia de visita à Inglaterra, numa viagem inesquecível ao lado do meu pai no já longínquo ano de 1984.

Naquela semana de verão ameno, comecei a perceber como esta metrópole é especial. Em primeiro lugar, a cultura do lugar é impressionante.


Não há um dia que passe no ano sem grandes shows, exposições mundiais de ponta e as mais intensas atividades culturais —muitas delas relacionadas à sempre boa música inglesa, especialmente o rock. Londres sempre cria tendências copiadas mundo afora.

Logo depois, vem o multiculturalismo londrino.

 
Aqui vivem, literalmente, pessoas de todos os países do mundo. E são faladas mais línguas do que em qualquer outro lugar.

Essa mistura faz a cidade ser única, variada, inclusiva, democrática, uma verdadeira capital mundial.

Essa babel metropolitana gera outras coisas incríveis, como a culinária variada e uma explosão de cores em vários bairros repletos de imigrantes convivendo lado a lado com os ingleses.

Os pubs —o melhor tipo de bar já inventado— e suas milhares de cervejas também são importantes e marcantes.

The Fox, em Ealing; The Dove, em Hammersmith; e The Holy Bush, em Hampstead, são os três melhores pubs do mundo, com certeza. E os três ficam em Londres.

Também é aqui que corre o Tâmisa, o rio mais poético e belo que conheço. Por fim, existe o futebol...

O campeonato inglês, como se sabe, é o melhor do planeta.

O futebol jogado por estas bandas parece um outro esporte. Muito mais competitivo do que em qualquer outro lugar.

E é ainda melhor em Londres. Afinal, o Arsenal joga aqui...

Parafraseando o poeta Vinicius, os apaixonados por Londres se sentem em casa na cidade, “como, de resto, em toda aquela bela e grande ilha, ao mesmo tempo apaixonada e discreta, cordial e austera”.

 

Depois da minha terceira temporada vivendo em Londres, num total de quase 17 anos, volto ao Brasil, a nossa amada pátria. Vou ajudar a implantar a CNN Brasil, ​ no maior desafio de minha carreira.

Agradeço imensamente aos leitores e à Folha pela oportunidade desta coluna, onde tentei retratar um pouco da vida na capital britânica. Muito obrigado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.