Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Desafios do novo normal incluem um velho problema brasileiro: a desigualdade social

Em meio à pandemia, precisamos atentar para pelo menos dois fatores: democratização do acesso à internet e garantia de segurança digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A pandemia evidenciou a necessidade de nos reinventarmos. As mudanças instituídas em ritmo acelerado estabeleceram um novo normal, no qual quase tudo o que era feito de forma presencial foi inviabilizado. Repentinamente, nos vimos obrigados a adotar o modo virtual como alternativa para conter o surto do vírus e preservar a saúde.

Nesse cenário, as plataformas digitais são essenciais para viabilizar as novas formas de trabalho, estudo e relacionamento. E precisamos atentar para ao menos dois fatores fundamentais: a democratização do acesso à internet e a segurança digital.

Cada vez mais, temos de solucionar problemas coletivos e desenvolver novas competências online. Tarefa quase impossível para mais de um quarto da nossa população (26%), que continua desconectada segundo levantamento do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação.

Para além da exclusão digital há ainda o problema da qualidade do serviço, que deixa a desejar em boa parte dos casos e a respeito da qual as queixas intensificaram-se nos últimos meses à medida que aumentou nossa dependência da internet.

No quesito segurança, junto com a ampliação em massa do sistema de teletrabalho cresceram os ataques cibernéticos a sistemas de acesso remoto. Dados da Associação Brasileira de Internet apontam que as investidas com o objetivo de descobrir nome de usuário e senha para acessar o “remote desktop protocol”, uma das ferramentas de acesso remoto mais utilizadas, cresceram 333% em dois meses.

Definitivamente não estávamos preparados para esta mudança repentina do presencial para o virtual. A questão que se impõe agora é se vamos conseguir nos adaptar de maneira rápida e satisfatória para estabelecer e garantir padrões de igualdade e segurança online. Tudo isso enquanto um velho problema brasileiro, a desigualdade social, só faz crescer no país.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.