Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Desigualdade persistente

Ampliar a participação das mulheres na política é imprescindível para o pleno exercício da cidadania

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil vive uma progressão no debate público em torno da participação feminina na política. Alguns avanços nas normas e na jurisprudência servem de incentivo. No entanto estamos longe de chegar a uma condição de paridade de gênero. A sub-representação das mulheres nos espaços de poder segue sendo uma realidade persistente.

Até o fechamento do cadastro eleitoral em maio deste ano, o eleitorado brasileiro era composto por 79 milhões de mulheres, o equivalente a 52,53%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Porém, na prática, a discrepância entre o gênero da maioria do eleitorado, que é feminino, e o perfil da esmagadora maioria dos eleitos, que é masculino, é abissal.

Olhando para os pleitos mais recentes, as mulheres representavam apenas 13,4% dos eleitos em 2016 e menos da quarta parte (23,75%) do total de eleitos em 2018. Em novembro, o Brasil irá às urnas novamente. Entre as mudanças nas regras eleitorais estão medidas para incentivar a participação feminina.

Deputadas da bancada feminina em protesto na Câmara, em Brasília - Pedro Ladeira - 9.jul.2019/Folhapress

A destinação dos recursos públicos de maneira proporcional ao gênero, resguardado o mínimo de 30%, é uma delas. Vale para os dois Fundos, o Eleitoral e o Partidário. Outro fato relevante foi a cassação pelo TSE, em 2019, de uma chapa inteira depois de comprovadas cinco candidaturas femininas fictícias na disputa a uma câmara municipal. Espera-se que o precedente iniba o lançamento de candidatas “laranja”.

Mas é pouco provável que as medidas sejam o suficiente para ampliar a participação feminina na política nas eleições 2020. Numa sociedade patriarcal, na qual a desigualdade de gênero vai além do campo político, as mulheres sempre foram desencorajadas a ocupar espaços públicos. O atual cenário de crise sanitária, que intensificou a rotina de afazeres domésticos, também não ajuda.

Fato é que ampliar a participação das mulheres na política é imprescindível para o pleno exercício da cidadania. A democracia agradece.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.