Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

Não há tempo a perder

Ser negro bem-sucedido incomoda muita gente; o que pouca gente sabe é que essa pessoa se incomoda também

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pessoa negra em posição de destaque pode despertar orgulho, inveja, admiração, desprezo, indiferença ou servir de exemplo. Tudo vai depender do interlocutor ou dos olhos de quem vê. O que pouca gente sabe é que a projeção vem carregada de um peso capaz de aterrorizar, porém sem deixar margem para recuos ou pausas. Um negro não pode parar, não tem tempo a perder.

Considerando que o ser negro por si só já incomoda muita gente, não é preciso ter uma mente brilhante para imaginar que, quando se trata de alguém bem-sucedido, o incômodo é ainda maior. O que pouca gente sabe é que essa pessoa se incomoda também. E não é pouco.

Queira ou não, o sucesso de um negro é automaticamente convertido em exemplo, uma referência —para o bem ou para o mal. Queira ou não, um negro que “venceu na vida” passa a exercer uma espécie de representação racial outorgada compulsoriamente. Deixa de ser único para virar um símbolo da coletividade.

E ainda tem de conviver com aquele olhar que oscila da surpresa ao descrédito numa velocidade similar à da luz sem perder a fidalguia. Afinal de contas, ninguém aguenta mais esse “mimimi” de preto e pardo alegando preconceito e discriminação racial.

Ah! Que cansaço que dá. A maioria não faz ideia do quanto é exaustivo.

Mas deixa isso pra lá. Afinal de contas, uma pessoa negra de sucesso também não pode reclamar. Até porque, vai reclamar do que se está ocupando um espaço que todos —o que inclui, claro, os não negros— almejam alcançar?

Tem outra coisa. No “exercício da representação”, não pode se entregar a pensamentos mais leves, discorrer sobre temas considerados efêmeros, como beleza, porque isso é visto como um não assunto. E pretos e pardos que conquistaram lugar de fala não podem se dar ao luxo de desperdiçar espaço tratando de algo subjetivo. Como se a vida fosse um dado objetivo —o que não é. Mas a vida do negro tem de ser. E não há tempo a perder.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.