Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu Dia da Consciência Negra

Luta contra o racismo dentro e fora do campo

O esporte servindo de instrumento para valorizar talentos negros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Casos de racismo no futebol são recorrentes há mais de um século no Brasil. Na década de 1910, negros residentes na capital dos gaúchos fundaram a Liga Nacional de Futebol Porto-Alegrense para reunir equipes de jogadores vetados nos clubes de elite da cidade em razão de sua origem.

Jogadora Marta durante treino da seleção feminina de futebol - CBF/Divulgação - 8.jun19

O campeonato ganhou o apelido pejorativo de "Liga da Canela Preta", mas é reconhecido como símbolo de resistência ao preconceito racial no esporte. Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol aponta que 49% dos incidentes com atletas brasileiros registrados no país e 8% dos ocorridos no exterior em 2020 estavam relacionados à questão racial.

Coisa absurda numa nação que deve aos afrodescendentes sua marca registrada de astúcia, ginga e destreza em dribles espetaculares que muitas vezes lembram passes de samba ou movimentos da capoeira aplicados ao futebol.

Negros são Pelé —o atleta do século 20— e Marta —eleita seis vezes pela Fifa a melhor jogadora do mundo—, dois dos maiores nomes da Seleção Brasileira em todos os tempos. Negra é também a maioria dos jogadores mais importantes da história do nosso futebol.

Em 2021, muitos times brasileiros foram às redes sociais para se manifestar contra o racismo no dia 20 de novembro. E ao longo da Semana da Consciência Negra, pelo menos três equipes lançaram uniformes especiais. Intitulada "Manto da Desigualdade", a camiseta do Botafogo traz dados do impacto social negativo do racismo.

Flamengo e Internacional homenagearam os negros e negras do futebol brasileiro e suas conquistas com camisetas que carregam detalhes como a frase "O negro no futebol é a marca do Brasil", nas costas, e o patch de um cabelo Black Power com a inscrição "É a coroa", no peito. Um dos primeiros clubes do Brasil a aceitar atletas negros, o Inter destacou que "a luta antirracista rola no campo e fora dele".

É gratificante ver o esporte servindo de instrumento para valorizar talentos negros e educar contra o racismo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.