Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa

As vítimas do desleixo

Praticamente nada foi feito para evitar que desgraça similar se repetisse

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As vítimas do desleixo

Quanto vale uma vida? Quem é razoavelmente instruído há de dizer que a vida não tem preço, é direito fundamental e inviolável previsto na Constituição Federal. No dia a dia, porém, o valor da vida no Brasil está atrelado a fatores como o Código de Endereçamento Postal (CEP) da residência, a cor da pele, a rede de contatos e o poder econômico da pessoa. E, como cantou Elza Soares, a voz do milênio, "a carne mais barata do mercado é a carne negra".

Claro que isso não se encontra registrado em nenhum diploma legal, até porque seria flagrantemente inconstitucional para dizer o óbvio ululante. Mas, na prática, é assim que a banda toca. Os exemplos —como a quantidade e o perfil dos mortos, desaparecidos e desabrigados em decorrência das fortes chuvas na Bahia, em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio de Janeiro desde o final do ano passado— pululam.
Com milhares de pessoas precariamente instaladas em áreas de risco país adentro, não há dúvida de que a prevenção de catástrofes naturais e o cuidado com quem vive em situação de vulnerabilidade social não são prioridades do Estado brasileiro. Em esfera alguma. Do contrário, o cenário seria menos funesto do que o que se tem visto reiteradamente.

destruição provocada pela chuva no bairro Chácara Flora, em Petrópolis
Destruição provocada pela chuva no bairro Chácara Flora, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A forte chuva que caiu na ultima terça-feira (15), deixou vários mortos e muitos desabrigados - Eduardo Anizelli - 19.fev.22/Folhapress


No caso específico do RJ, onde em 2011 uma chuvarada provocou as mortes de mais de 900 pessoas em cinco municípios da região serrana, praticamente nada foi feito para evitar que desgraça similar se repetisse.

Imagens desalentadoras de familiares cavando a lama à procura dos corpos de seus entes desaparecidos enquanto autoridades proferem discursos sobre como reparar a situação compõem o quadro da dor e do abandono ao qual o povo está entregue.

O que é isso senão fruto do desleixo e da inoperância do poder público? Talvez uma oportunidade de refletir sobre a escolha de representantes dispostos a prevenir mais do que remediar e a fazer política pensando na maioria da população brasileira, que é pobre, preta e parda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.