Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu

Uma negra no Supremo dos EUA

Mesmo que a passos lentos, estamos melhorando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda vai levar um tempo até que a conquista de espaços de poder e decisão por pessoas negras deixe de surpreender e representar marcos históricos num mundo racista, preconceituoso e desigual. A boa notícia é que, mesmo a passos lentos e a muito custo, estamos avançando.

A mais nova integrante, e primeira mulher negra, da Corte Suprema dos EUA, Ketanji Brown, ao lado do presidente Joe Biden após sua confirmação para o cargo - Jim Watson - 8.abr.22/AFP

Na semana passada foi a vez de a juíza federal Ketanji Brown Jackson entrar para a história ao ser confirmada pelo Senado norte-americano como a primeira mulher negra a integrar a Suprema Corte dos EUA. Criada há 232 anos, está aí um espaço que não foi desenhado para acolher a diversidade de maneira geral —muito menos uma mulher negra. Tanto que até 1967 somente homens brancos haviam ocupado os cargos.

Mas o exemplo mais claro pode ser sintetizado na condenável e contestada interpretação dada pela Suprema Corte à 14ª Emenda da Constituição. Embora em 1868 –mais de um século antes do nascimento da juíza Brown, em 1970 —o dispositivo tenha previsto "igual proteção das leis a todos", não foi o que aconteceu.

A Corte decidiu que essa emenda não protegia os negros de legislações estaduais que os tratassem de forma desigual. Foi o que legitimou a segregação racial vigente até o advento do movimento pelos direitos civis, liderado pelo reverendo Martin Luther King nas décadas de 1950 e 1960.

A chegada de Ketanji à Suprema Corte, cuja posse está prevista para outubro, não mudará o equilíbrio de forças no tribunal, porém diz bastante sobre o momento atual da sociedade americana. A sessão em que o Senado aprovou seu nome foi presidida pela vice-presidente Kamala Harris, também uma mulher negra.

Depois de muita provocação da oposição, que tentou abalar o equilíbrio emocional da postulante durante a sabatina, havia a expectativa de que Kamala tivesse de dar o voto de minerva para desempatar o processo. Não foi necessário. Três republicanos dedicaram seus votos a Ketanji. É a primeira mulher negra a chegar à mais alta corte dos EUA. Que não seja a única.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.