Ana Cristina Rosa

Jornalista especializada em comunicação pública e vice-presidente de gestão e parcerias da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Cristina Rosa
Descrição de chapéu

Lugar de negro...

Vereador Renato Freitas, de Curitiba, alvo de ataques racistas, pode ser cassado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No livro "Lugar de Negro", de Lélia Gonzalez e Carlos Hasenbalg, a análise de diversos modos de dominação deixa evidente a constância de um espaço físico ocupado por dominadores e dominados, no qual o lugar natural do homem branco costuma ser o do privilégio.

Vereador Renato Freitas em ato contra o racismo e pelas vidas de Moïse Mugenyi e Durval Teófilo Filho! - @renatofreitasvereador no Instagram


No dia a dia, a violência política de raça, que impulsiona ataques a parlamentares pretos e pardos Brasil afora, é uma das expressões desse critério de divisão social. O exemplo mais recente envolve o vereador Renato Freitas, de Curitiba. Alvo de processo por quebra de decoro parlamentar por participar de manifestação contra os assassinatos de Moïse Kabagambe (espancado num quiosque na Barra da Tijuca) e Durval Teófilo Filho (alvejado por um vizinho em São Gonçalo), ele corre o risco de perder o mandato e tornar-se inelegível. O parecer favorável à cassação contou com o apoio da maioria do Conselho de Ética da Câmara Municipal. A decisão ainda será submetida ao plenário, mas o cenário, tudo indica, não é favorável.


No entanto, o "verdadeiro crime" cometido por Renato —advogado, mestre em Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência pela UFPR—, eleito vereador em 2020, foi o de manter-se fiel à sua cabeleira black power e à promessa de combate ao racismo e à exclusão social.


No exercício do mandato, o vereador foi destratado, detido pela polícia, preso, algemado e levado à força pela Guarda Municipal, como ele mesmo contou em solenidade de desagravo promovida pela OAB. Agora, não bastasse a ameaça de perder o mandato em decorrência da luta antirracista, recebeu e-mail oficial, supostamente enviado por outro vereador, com a seguinte mensagem citando mais dois parlamentares negros:


"A Câmara de Vereadores de Curitiba não é seu lugar, Renato. Volta para a senzala. E depois de você vamos dar um jeito de cassar a Carol Dartora e o Herivelto. (...) Vamos branquear Curitiba e a região sul, queira você ou não. Seu negrinho."


Qual é o lugar de quem escreve esse tipo de coisa?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.