Ana Estela de Sousa Pinto

É correspondente na Europa. Na Folha desde 1988, já trabalhou em política, ciências, educação, saúde e fotografia e foi editora de 'Mercado'. É autora de 'Jornalismo Diário', 'A Vaga É Sua' e 'Folha Explica Folha'.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ana Estela de Sousa Pinto
Descrição de chapéu Eleições 2018

Eleições deste ano trazem riscos de destruição lenta e veloz

Quem pede intervenção militar aceita o risco de destruir de um só golpe a democracia

O colega buscava palavra menos vulgar que “bagunça” para os efeitos da guerra comercial iniciada por Donald Trump. Abrimos o dicionário de sinônimos e de lá caíram orquídeas secas.

O pensamento imediato foi que a economia e o amor podem seguir trajetórias inversas.

Nos arranjos econômicos, vale o ditado “construir leva anos, mas destruir é num segundo”.

Os EUA encarecem a importação de baterias, motores, máquinas de radiografia e mais dezenas de produtos chineses, a China sobe o tributo sobre soja, boi, frango e peru americanos, os EUA treplicam nos minérios, plástico e papel. Os preços todos se desequilibram. Os dois gigantes crescem menos, o mundo todo empaca a reboque, e isso é só a fotografia panorâmica.

Cada vez que se altera um preço à força, toda a cadeia produtiva refaz as contas. Não é só o fornecedor imediato, mas o fornecedor do fornecedor do fornecedor. O cliente do cliente do cliente também não escapa. 

Já o amor pode surgir como relâmpago e levar anos se esvaindo, desbotando como as flores presas entre os verbetes “belas-artes” e “benefícios”, até que ninguém se lembre de onde vieram, que significado tiveram e por que foram guardadas ali.

Não há pistas nem mesmo nas palavras ao redor: bélico, beliscão, bem-vindo, belzebu são alguns dos termos que aparecem, disparatados.

Também polarizada, a política eleitoral deste ano fica entre a paixão e a economia

De um lado, eleitores arrebatados à primeira vista podem patrocinar relacionamentos decadentes, destino provável dos que não quiseram se conhecer bem antes nem investir o suficiente depois.

Do outro, manifestantes que pedem intervenção militar aceitam o risco de destruir de um só golpe democracia que vem sendo lentamente construída —lentamente, mas construída.

(Para evitar palavra vulgar como “bagunça”, naquele dia optamos por desajuste.)


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.