André Liohn

Fotojornalista especializado na cobertura de guerras, vencedor da medalha Robert Capa

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Liohn
Descrição de chapéu talibã

Biden acelera o declínio da influência americana na política internacional

EUA não podem mais dominar sozinhos a política internacional porque o resto do mundo aprendeu com os próprios EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi durante a sessão especial do Congresso para declarar guerra à Alemanha em 1917 que o senador americano e ferrenho opositor da entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial Hiram Johnson teria cunhado a frase "a primeira vítima de uma guerra é a verdade". Vinte e cinco anos depois, na Segunda Guerra, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill disse: "Em tempos de guerra, a verdade é tão preciosa que deve sempre ser protegida por um guarda-costas de mentiras".

Se é verdade que os EUA estão sinceramente interessados em defender a soberania política e a integridade territorial ucraniana, a falta de provas concretas nas declarações do governo americano de que a Rússia está prestes a iniciar uma ocupação militar tem desgastado a credibilidade do governo de Joe Biden. E também causado rachaduras na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), levando importantes países europeus membros da aliança, como França e Alemanha, a tomar distância da retórica bélica e a buscar entendimento por meio do diálogo.

Reunião entre o presidente francês Emmanuel Macron (dir.) e o presidente russo Vladimir Putin, em Moscou, nesta segunda-feira (7)
Reunião entre o presidente francês Emmanuel Macron (dir.) e o presidente russo Vladimir Putin, em Moscou, nesta segunda-feira (7) - Sputnik/AFP

Até mesmo o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, sem descartar a possibilidade de uma guerra contra a Rússia, rebateu os EUA, dizendo que imagens de satélite por si só são insuficientes para avaliar a extensão do acúmulo militar de Moscou na fronteira. Mais de uma vez, ele acusou os americanos de estarem alimentando uma sensação de pânico que prejudica a economia de seu país.

Do outro lado, desde o início das tensões, quando estacionou mais de 100 mil soldados e equipamento militar na fronteira com a Ucrânia, Vladimir Putin repete que quer apenas defender os interesses russos e nega que tenha intenção de invadir o vizinho. Até agora, sincero ou apenas estratégico, tem conseguido demonstrar que está falando sério.

Na direção oposta de Biden —que cumpriu a ameaça feita em 28 de janeiro de enviar tropas americanas para o Leste Europeu mesmo sem o apoio da Otan—, desde o dia 31 de janeiro, segundo a agência de notícias russa Interfax, 10 mil soldados e equipamentos de Moscou que estavam estacionados na fronteira próxima da Ucrânia já retornaram para áreas de destacamento fixo em outras partes do país.

O impasse ucraniano nos dá os primeiros indícios de que os dias em que os EUA podiam agir despreocupadamente como a polícia do mundo podem estar chegando ao fim.

Não é de hoje que ações militares de governos americanos, republicanos ou democratas, são acusadas de serem fundamentadas sobre pretextos falsos: as centenas de milhares de mortes no Iraque, vítimas da acusação fraudulenta de que Saddam Hussein produzia e exportava armas de destruição em massa; a intervenção militar na Líbia, que deveria proteger a população do país contra agressões do regime, mas terminou com o assassinato do ditador Muammar Gaddafi e deixou o país abandonado nas mãos de milícias armadas e grupos terroristas; e, por fim, o abandono do Afeganistão após 20 anos de ocupação, com jovens desesperados despencando vivos de aviões em fuga e com Biden afirmando, levianamente, que o objetivo nunca havia sido o de participar da construção de uma nação.

Os americanos são propensos a acreditar que o bem sempre triunfa sobre o mal e que nenhum governo é inerentemente tão bom quanto aquele imaginado pelos fundadores da sua república.

John Rawls, maior filósofo político e moral americano nos últimos tempos, destilou as obras de grandes filósofos europeus que inspiraram os fundadores da república americana alertando o quanto o sistema político, econômico e cultural dos EUA havia se afastado de seus princípios fundamentais.

Liberdade, limitação e divisão dos poderes do Estado e responsabilidade individual, valores consagrados na Declaração de Independência e na Constituição americana podem estar saindo de moda na sociedade hipercapitalista, mas países antes praticamente isolados —principalmente na Ásia e a própria Rússia pós-União Soviética— absorveram muitas das práticas americanas nas áreas de política, economia, ciência e tecnologia.

Uma razão pela qual os EUA não podem mais dominar sozinhos a política internacional é que o resto do mundo aprendeu com os próprios EUA.

Putin pode não representar valores considerados nobres, e é certo que não vivemos num mundo perfeito, mas todos os países europeus sabem que conquistaram muita coisa desde as duas Guerras Mundiais.

A política de supremacia global americana está em decadência, e a Europa moderna não é mais o continente desunido e pobre que foi um dia. Portanto, não há por que permitir que alegações vazias, aparentemente pavimentadas por boas intenções, repitam na Ucrânia os crimes que causaram o inferno vivido por iraquianos, líbios e afegãos.

O alerta contido nas frases de Hiram Johnson e Churchill, cada uma muito verdadeira em seu próprio tempo e contexto histórico, parece ter sido rejuvenescido pela tensão militar na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia. Ainda bem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.