André Liohn

Fotojornalista especializado na cobertura de guerras, vencedor da medalha Robert Capa

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Liohn
Descrição de chapéu Rússia

Crise na Ucrânia mostra que esquecemos o simbolismo de pintura de Goya

Revolucionária, tela 'Três de Maio de 1808 em Madri' inspirou símbolo da Campanha pelo Desarmamento Nuclear nos anos 1950

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 1814, refletindo a revolta da população madrilenha contra as forças francesas de ocupação, o pintor espanhol Francisco Goya completou uma de suas obras de significado humano e histórico mais profundo, o quadro "Três de Maio de 1808 em Madri".

A tela é revolucionária e, sem dúvida, a mais poderosa obra de arte produzida na Espanha durante o século 19. Foi, no entanto, quase incompreensível para quem a viu na época, pela simples razão de rejeitar todas as convenções usuais da pintura histórica barroca e neoclássica.

Mulher com audioguia à frente da pintura "Três de Maio de 1808 em Madri", de Goya, em exposição no museu do Prado, na capital espanhola - Pierre-Philippe Marcou - 23.nov.2004/AFP

Nela, não há heróis, apenas vítimas; não há feitos corajosos dos quais podemos nos orgulhar, apenas a execução sangrenta de inocentes; e não há nenhuma causa nobre sendo comemorada, apenas revolta, repressão e o sentimento de desespero dos homens que imploram por suas vidas prestes a serem fuzilados.

A sociedade se manteve embriagada pelas transformações sociais e conquistas políticas, pela expansão econômica e por inovações científicas, culturais e tecnológicas possíveis apenas após o fim das guerras napoleônicas. Foi necessário mais de um século —com os efeitos de duas Guerras Mundiais, a morte de centenas de milhões de pessoas, 225 mil civis mortos em segundos em Hiroshima e Nagasaki— para que o simbolismo de Goya pudesse ser entendido e reinterpretado.

Em 1958, sentindo-se sufocado pela ameaça de uma guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética, o artista gráfico e designer britânico Gerald Holtom se inspirou no quadro para criar o símbolo que se popularizou no mundo como "paz e amor", para simbolizar a Campanha pelo Desarmamento Nuclear. "Eu estava em desespero. Desespero profundo. Desenhei-me: a representação de um indivíduo desesperado, com as palmas das mãos estendidas para fora e para baixo, ao modo do camponês de Goya diante do pelotão de fuzilamento. Formalizei o desenho em uma linha e coloquei um círculo em volta."

Coletes salva-vidas utilizados por refugiados e migrantes são usados por ONG para fazer o símbolo da paz na ilha grega de Lesbos, em 2016
Coletes salva-vidas utilizados por refugiados e migrantes são usados por ONG para fazer o símbolo da paz na ilha grega de Lesbos, em 2016 - Giorgos Moutafis - 1.jan.16/Reuters

Naquele ano, o Relógio do Juízo Final —uma metáfora criada pelos cientistas que trabalharam no desenvolvimento das primeiras armas nucleares, nos alertando de quão perto a humanidade está de se autodestruir— ainda nos dava sete minutos para repensarmos nossas ações.

Desde então a metáfora do relógio continua sendo usada pelo Boletim dos Cientistas Atômicos, e 77 anos após Hiroshima e Nagasaki, 33 anos depois da queda do muro de Berlim e da reunificação da Alemanha, só 30 anos após o colapso da União Soviética, estamos mais perto do que nunca desse terrível alerta. Nos sobram apenas cem segundos.

Deixamos de temer o desastre nuclear e nos acostumamos a temer invasões alienígenas, o impacto de meteoros, terroristas barbudos e o apocalipse ambiental. Não é à toa que os principais especialistas sobre a ameaça de um conflito nuclear tenham diminuído tão drasticamente o tempo que ainda temos para refletir sobre nossas ações. Para eles, a ameaça mais devastadora é a de uma guerra nuclear iniciada não intencionalmente, mas por acidente ou erro de cálculo.

A crise da Ucrânia é o ambiente perfeito para que erros como esse aconteçam. Ela nos aproxima de uma guerra sem heróis, apenas vítimas; uma guerra sem feitos corajosos dos quais poderemos nos orgulhar, apenas a execução sangrenta de inocentes; sem nenhuma causa nobre a ser comemorada, apenas revolta, repressão e o sentimento de desespero dos homens que imploram por suas vidas prestes a serem fuzilados.

Estamos repetindo o passado. Estamos embriagados pelas mudanças e conquistas na política, na economia, em ciência, cultura e tecnologia possíveis apenas depois do fim das duas Guerras Mundiais e da Guerra Fria. Nossa sociedade não consegue entender o desespero de Holtom e muito menos o simbolismo de Goya.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.