André Barcinski

Jornalista e diretor de TV, autor de “A Explosão da Música Pop no Brasil” e “Pavões Misteriosos”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Barcinski

Documentário na Netflix conta a história da cientologia e de seu criador

Documentário Going Clear, que conta a história da cientologia
Documentário Going Clear, que conta a história da cientologia - Divulgação

FILME

Seita ou religião?

A Netflix exibe esse documentário bizarro e perturbador dirigido por Alex Gibney, responsável por excelentes filmes sobre o Wikileaks e o escândalo da Enron. Baseado no livro do jornalista investigativo Lawrence Wright (autor de “O Vulto das Torres”, sobre a Al-Qaeda), “Going Clear” conta a história da cientologia e de seu criador, L. Ron Hubbard (1911-1986). Mas é a segunda parte, depois da morte de Hubbard e com a ascensão de seu “vice”, David Miscavige, que o filme fica realmente assustador. E quem ainda tinha dúvidas de que Tom Cruise tem vários parafusos a menos vai se convencer.

Going Clear: Scientology & the Prison of Belief. Direção: Alex Gibney. Produção: HBO Documentary Films (2015). Na Netflix

 

DISCO

Retorno após duas décadas

Tanya Donnely é uma das mais talentosas cantoras e compositoras do indie rock dos últimos 30 anos. Ela fez parte de três bandas especiais – Throwing Muses, Breeders e Belly -- e agora volta com “Dove”, o primeiro disco do Belly em mais de 20 anos. A música de Donnely costuma trazer elementos do som atmosférico e viajante do dream pop (como Cocteau Twins), aliada a uma rara sensibilidade para compor refrões que colam no ouvido à primeira audição. “Dove” é um disco bonito de indie-pop, típico de Tanya Donnely.

Dove. Artista: Belly. Gravadora: Belly Touring (2018)

 

VINIL

Clássico relançado


A gravadora Polysom continua sua missão de relançar excelentes discos do pop brasileiro em vinil. Agora é a vez de “Na Terra a Mais de Mil” (1979), segundo disco solo de Pepeu Gomes após sua saída dos Novos Baianos. O álbum traz canções como “Forró do Ano 2000”, “Dizem por Aí”, “Swing por Natureza” e a faixa-título, que trazem a mistura única de música baiana, rock e choro que fez de Pepeu um guitarrista único. O disco prenuncia o estilo dos trabalhos de imenso sucesso comercial que Pepeu -- e sua então esposa, Baby Consuelo--  teriam na primeira metade dos anos 1980.

Na Terra a Mais de Mil. Artista: Pepeu Gomes. Gravadora: Polysom (1979/2018, R$ 109,90)

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.