André Barcinski

Jornalista e diretor de TV, autor de “A Explosão da Música Pop no Brasil” e “Pavões Misteriosos”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Barcinski

Ken Burns impressiona com série sobre Vietnã, na Netflix

Documentário de 17 horas cobre 160 anos de história do país

 

Cena da série documental 'A Guerra do Vietnã', da Netflix
Cena da série documental 'A Guerra do Vietnã', da Netflix - Divulgação

Série

A Guerra do Vietnã

Ken Burns dirigiu séries documentais clássicas sobre a Guerra Civil americana, a história do jazz e a Segunda Guerra, e agora lança “A Guerra do Vietnã”, série em dez episódios e mais de 17 horas de duração, disponível na Netflix. A série cobre 160 anos de história do Vietnã, da dominação francesa na região, em 1858, aos dias de hoje, e impressiona pela qualidade dos depoimentos e a força das imagens de arquivo. Burns é um dos documentaristas mais importantes dos últimos 40 anos, e “Vietnã”, codirigido com Lynn Novick, um de seus melhores trabalhos.

A Guerra do Vietnã. Direção: Ken Burns. Produção: Florentine Films (2017). Na Netflix

 

 

Disco

V – Wooden Shjips

Quinto álbum de estúdio da banda californiana Wooden Shjips, “V” demorou cinco anos para sair, em parte porque o cantor e guitarrista Ripley Johnson estava ocupado com outro projeto, o cultuado Moon Duo. “V” retoma o estilo peculiar do Wooden Shjips, que mistura psicodelia e teclados retrô a um ritmo acelerado e sem variações de tempo, que lembra as bandas alemãs da virada dos anos 1960 para os 1970, como Can e Neu!. A faixa “Already Gone” periga ser das melhores do ano até agora.

V. Artista: Wooden Shjips. Gravadora: Thrill Jockey (2018)

 

Filme

Em Pedaços

Excelente filme do diretor alemão de origem turca Fatih Akin, conta a história de Katja (a ótima Diane Kruger), que investiga a explosão que matou o marido, um imigrante curdo, e o filho pequeno do casal. O filme consegue falar de temas importantes – o preconceito racial contra imigrantes na Alemanha, a recente ascensão de grupos neonazistas –embalados em um “thriller” envolvente. “Em Pedaços” ganhou vários prêmios importantes, incluindo o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Em Pedaços. Direção: Fatih Akin. Produção: Bombero International, Corazón International, Macassar Productions, Pathé e Warner Bros. (2017).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.