André Singer

Professor de ciência política da USP, ex-secretário de Imprensa da Presidência (2003-2007). É autor de “O Lulismo em Crise”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Singer
Descrição de chapéu Eleições 2018

Tortura nunca mais?

Elogios de Bolsonaro e Mourão a Ustra não foram postagem digital de mau gosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, de acordo com a Folha, Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro e filho do candidato presidencial Jair Bolsonaro (PSL), “compartilhou em suas redes sociais a fotografia de uma cena simulada um rapaz sendo torturado”

A horrível imagem reproduzida pelo jornal mostrava, agonizante, um jovem de barba com um saco plástico que lhe envolvia a cabeça. No peito, levava inscrita a marca “#elenão”, que virou lema dos que se opõem à candidatura do capitão reformado.

Consta da notícia que o vereador carioca, “após a repercussão negativa” da foto, negou que quem escreve a hashtag #elenão “mereceria alguma maldade”. Melhor assim, pois entendeu que propor a tortura a opositores não pega bem. 

No entanto, a suspeita de que o recuo tenha sido apenas tático vai persistir enquanto declarações de seu pai e do general Hamilton Mourão estiverem no ar.

Em 17 de abril de 2016, quando as atenções da imprensa do Brasil e do mundo se encontravam postas na votação do impeachment de Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro dedicou seu voto contra a então predsidente à “memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra”

O referido militar consta no “Brasil: Nunca Mais”, relatório dos anos 1980 liderado pelo ex-cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, como tendo comandado o Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) em São Paulo entre 1970 e 1974.

No relatório, há cerca de 400 denúncias de tortura a prisioneiros políticos naquele local e época. Mais recentemente, no final de 2014, a Comissão Nacional da Verdade registrou a morte e desaparecimento de 55 deles nas mesmas circunstâncias. 

Passados dois anos do momento em que Bolsonaro optou por se fazer mundialmente conhecido por reivindicar alguém vinculado à tortura e à morte de presos políticos, Hamilton Mourão, seu vice na presente corrida presidencial, afirmou na Globonews (8/9) que Ustra era “um homem de coragem, de determinação, que me ensinou muita coisa”. 

Pressionado pela jornalista Miriam Leitão a se posicionar sobre os mortos e desaparecidos sob a custódia do coronel entre 1970 e 1974, Mourão reconheceu que “excessos foram cometidos”, mas afirmou que “heróis matam”. 

Em outras palavras, recusou-se a condenar a tortura, evitando comprometer-se com a palavra de ordem que selou o fim da ditadura: nunca mais. 

Convém acordar para a realidade. Os elogios públicos de Bolsonaro e Mourão a Ustra não foram postagem digital de mau gosto, como a de Carlos Bolsonaro. Eles estão dizendo que a tortura é aceitável como método de luta política, hipótese banida pela redemocratização. É o que estará em disputa nas urnas dentro de oito dias.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.