Angela Alonso

Professora de sociologia da USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Angela Alonso
Descrição de chapéu pt operação lava jato

Debate sobre Lula rachou entre torcida por prisão ou Presidência

Desfecho da trajetória de herói do ex-presidente está em suspenso

casal em frente a boneco de lula
Casal tira selfie em frente ao Pixuleco, boneco que mostra Lula vestido de presidiário - Nelson Almeida/AFP

Uma boa maneira de produzir mitos políticos é pelo martírio. Funciona assassinato (Martin Luther King), execução (Tiradentes), prisão (Gandhi e Mandela) e similares. A eficácia cresce quando a biografia do candidato a mártir é exemplar de injustiça que assola grandes estratos sociais: por sua cor da pele, nacionalidade, sexualidade, religião, origem social etc.

Lula preenche os quesitos. Cresceu comendo calango, foi preso político na ditadura e sofre ameaça de encarceramento. Somando políticas sociais de seus governos e reputação no exterior, tem inegável cacife político. Mas o desfecho da trajetória de herói está em suspenso. E o debate público se clivou entre torcedores de dois finais igualmente emocionantes: prisão ou Presidência.

Um time delata a traição de Lula aos princípios que encarnava, manchando sua biografia com a nódoa da corrupção. Pede punição exemplar. Enjaular quem foi duas vezes presidente, elegeu sucessora, tem notoriedade e popularidade, seria a prova dos nove da democracia brasileira: a de que a lei, como no filme, é para todos. Por seu simbolismo, a prisão de Lula seria o ápice da depuração moral do país. Virou obsessão.

O outro lado, igualmente apaixonado, denuncia a mesma operação como injustiça. Moro teria aberto temporada de caça, que foi da condução coercitiva em São Paulo à coincidência de dosimetria em Porto Alegre. Rigor, ritmo e procedimento processuais atípicos provariam que Lula é vítima de perseguição judiciária.

E o tribunal do Facebook adenda: por que pau que bate em pedalinho de Lula poupa aeroporto de Aécio? A injustiça só se remediaria com o retorno à Presidência.

Não é de hoje que o país rachou em dois campos. A cisão está aí desde que Lula chegou ao Palácio do Planalto. Ganhou momentum no impeachment de Dilma e agora voltou a toda.

A turma que almeja punir Lula herdou os slogans anticorrupção de 2013. A antipolítica se consolidou em antipetismo e tem ancoradouro social certo: quem mais rejeita Lula (63%), segundo o último Datafolha, tem renda de dez salários mínimos ou mais. Esses abastados, sequiosos por "nova" política, organizaram Partido Novo, Renova Brasil e congêneres para lançar líderes capazes e independentes.

A ideia ressoa a reforma política do Partido Liberal em 1881. Para garantir a "verdadeira" representação dos brasileiros, reduziram o eleitorado aos "homens de bem", dotados de certa renda e, por isso, independentes para formar opinião e escapar do clientelismo. E deixaram de fora os "dependentes": analfabetos, mulheres, jovens, pobres e escravos.

Agora também se propõem candidaturas de bem-sucedidos, cujos patrimônios os protegeriam de sereias corruptoras, e se apela ao "eleitor consciente", que votaria motivado, não obrigado.

Como no século 19, o ponto de fuga da proposta do 21 é a elitização de candidaturas e a restrição do eleitorado. Nos Estados Unidos, a cantilena de candidato com independência financeira e eleitores com voto facultativo deu em Donald Trump.

Já a turma que torce por Lula carrega o outro lado de 2013, prolongado na campanha "Não Vai Ter Golpe": a defesa de políticas sociais. Não é acaso que Lula tenha maior vantagem entre eleitores de 35 a 44 anos, os que abraçaram a pauta da igualdade durante a redemocratização. O foco de Lula está nos pobres, como alvo de políticas e como eleitorado preferencial. Essa é sua base social firme.

Ao contrário de muitos ascendentes, o ex-presidente não apaga, mas repisa sua origem, e assim se identifica com os de baixo. Segundo o Datafolha, mesmo após a sentença dos três do TRF-4, boa parte do país (37%) ainda elegeria Lula, mas seus fidelíssimos são o último degrau da escadaria social: metade dos menos escolarizados e dos que ganham até dois salários mínimos, faixa que cresce em cidade pequena e bate em 58% no Nordeste.

Para esses eleitores, Lula é o herói, pobre que venceu na vida, ajudou outros pobres e, por isso, foi punido pelos ricos. Vive um calvário, mas aguarda a redenção. Nenhuma punição quebrará a identificação dessa parte dos brasileiros com o ex-presidente.

A questão é se a trajetória de triunfo suplantará o tranco do martírio. Ao receber a pena, Lula se comparou a Mandela. O sul-africano amargou 27 anos na escuridão do cárcere, mas seus seguidores mantiveram a acesa a chama que o levou da prisão à Presidência. A resiliência de Lula é certa. Incerto é como seu séquito reagirá se lançarem o líder às trevas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.