Angela Alonso

Professora de sociologia da USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Angela Alonso
Descrição de chapéu machismo

O machismo nosso de cada dia

Há muita mulher submissa, mas é cada vez mais volumosa a turma das que não se calam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem tem data comemorativa —dia do índio, da consciência negra, da pessoa com deficiência, da comunidade LGBTQ+, etc— é porque está lascado. Se direitos e oportunidades tivessem distribuição equivalente, o tributo seria dispensável.

A deferência é simbólica e temporária. Corre uma conversa desnivelada, na qual cidadãos plenos falam a infracidadãos. Há os solidários, os paternalistas, e os homenageadores ocasionais, que derramam louvações, flores e galanteios. No dia seguinte, as rosas murcham, se esfumam as amabilidades e o reconhecimento vira preconceito.

Este 8 de março seguiu o roteiro: homens aplaudindo mulheres em todas as mídias. Mas simpatia não é ação e, no longo resto do ano, ninguém liga, além das interessadas. Políticas inclusivas para mulheres têm sido, quase sempre, produzidas por elas mesmas.

Manifestação na avenida Paulista, em apoio ao Dia das Mulheres - Bruno Santos - 8.mar.22/Folhapress

Existem mulheres e mulheres, claro. Uma parte saiu em protesto por menos confete e mais prerrogativa. Já o mundo das conservadoras segue o doméstico. A filha de Ives Gandra honra o pai, em campanha pela família tradicional. A primeira-dama se circunscreve à religião e à filantropia. São estas últimas senhoras, nas palavras do presidente, as "praticamente integradas à sociedade".

Palavra diz muito. Integrar é subsumir: "Nós as auxiliamos. Nós estamos sempre ao lado dela. Não podemos mais viver sem ela." Assim falou Bolsonaro no anúncio do que antes criticara como "Auxílio Modess", a disponibilização de absorventes para quem não os pode comprar. Cerimônia regada a risinhos, gravata rosa e cálculo, já que boa parte do eleitorado feminino lhe nega voto.

Bolsonaro não anda sozinho. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos acha o governo "cor-de-rosa". Negligenciou o azulão ofuscante do "Ciclo Brasil de Ideias - Mulher", com o ministro da economia, dois candidatos ao governo paulista e os presidentes da Câmara e da República, que resumiu a Bíblia compartilhada: "Assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem nasce da mulher e tudo vem de Deus." O Criador, pelo jeito, mandou não convidar filhas de Eva.

O estilo extravasa a política. O procurador-geral da República deu contribuição. Reforçou a função feminina na família — https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/aras-e-criticado-apos-dizer-que-mulheres-tem-o-prazer-de-escolher-a-cor-das-unhas.shtml"mãe" e "filhas"— e de enfeite, destinada ao "prazer de escolher a cor da unha que vai pintar" e "o sapato que vai calçar."

Embora nem sempre se vocalize tão cristalina, a defesa da desigualdade de gênero permeia o cotidiano. Senhores comandam a maioria de governos, partidos, empresas, universidades. Auferem mais prestígio, na forma de prêmios, nomes de rua, estátuas e que tais. Na economia, não importa o ramo, ganham sistematicamente mais. Pesquisa da FGV desta semana estimou em quase 20% a diferença salarial em mesmas posições. São masculinos dois terços do topo da renda.

Por isso, o escândalo ucraniano do MBL —o filho da mamãe e Renan dos Santos, com seu "tour de blonde"— apenas causou porque vazou. O "menino" que trata mulher como objeto de compra, uso e abuso falou no grupo do futebol o que muito marmanjo, inclusive à esquerda, diz no escurinho do zap. A objetificação feminina à boca pequena é recorrente, só pasma se vem à tona.

É o grau de exposição, não o cerne do juízo, o que distingue os machões em cargo público do machistinha nosso de cada dia. Ambos solidários com presidente no grito a uma repórter: "Cala a boca!"

Há muita mulher submissa, mas é cada vez mais volumosa a turma das que, como se viu nesta semana, não se calam. Nem se calarão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.