Antonia Pellegrino e Manoela Miklos

Antonia é escritora e roteirista. Manoela é assistente especial do Programa para a América Latina da Open Society Foundations. Feministas, editam o blog #AgoraÉQueSãoElas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonia Pellegrino e Manoela Miklos
Descrição de chapéu

Marielle e o futuro dos feminismos

A disputa pelos espaços de poder é o front decisivo dos feminismos hoje

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulheres dão as mãos durante ato após assassinato na vereadora Marielle Franco no Rio
Mulheres dão as mãos durante ato após assassinato na vereadora Marielle Franco no Rio - Leo Correa - 20.mar.18/ Associated Press

Marielle Franco disse: “o que a gente precisa é que as legisladoras, que as mulheres, estejam no espaço de poder e façam leis, a partir também das suas vivências. Se tem o dado apresentando que nós estamos mais vulneráveis, precisa ter uma incidência de uma política pública qualificada, que proteja as mulheres.”

Hoje, Marielle não legisla mais. Hoje faz dois meses que a vereadora foi vítima de uma execução política. Até agora não sabemos ao certo quem matou Marielle e Anderson, nem quem os mandou matar. O que sabemos é: os 13 tiros disparados contra a única vereadora negra do Rio de Janeiro escancaram o grave problema da quase insignificante presença de mulheres na política. E pautam o futuro do feminismo no Brasil.

Somos 52% da população e apenas 10% da representação parlamentar. Somos tão mal representadas por que a política não é lugar de mulher?

Desde a Grécia antiga o espaço público pertence aos homens e, às mulheres, pessoas escravizadas e crianças, cabe o espaço doméstico. Na pólis grega “uma mulher que falasse em público, não era, por definição, uma mulher” —era uma aberração—, escreve a feminista inglesa Mary Beard no recém-lançado “Mulheres e Poder: um manifesto”. 

Da Grécia antiga aos dias atuais o poder se conservou com a mesma aparência: branco, masculino, rico. Até hoje uma mulher no poder é uma ameaça. Porque a mulher capaz de atravessar todas as barreiras impostas a ela —conquistar dentro do partido o direito a ser candidata; obter financiamento; fazer campanha; ser votada; ser eleita— detém uma força inabalável. E para o poder se conservar tal como ele é, é preciso aniquilar esta força.

Somos 52% da população e apenas 10% da representação parlamentar. Estamos, portanto, na base da pirâmide do poder. E, não é coincidência, ocupamos o topo de outra pirâmide, bem menos confortável: a da violência.

Desfazer esta equação perversa é tarefa dos feminismos. Os feminismos historicamente conquistaram inúmeros direitos para todas as mulheres. Têm conseguido incidir decisivamente nos comportamentos. E graças a estes avanços é que podemos mirar os espaços de tomada de decisão, os espaços do poder. Sabendo que: “não se pode, com facilidade, inserir mulheres numa estrutura que já está codificada como masculina; é preciso mudar a estrutura. Isso significa pensar no poder de outra maneira”, escreve Beard. 

Construir um novo espaço público, onde ser mulher e ocupar o poder não faça de nós uma ameaça, quiçá um alvo, é urgente. Organizar mulheres em todas as casas legislativas numa bancada suprapartidária pautada por uma mínima agenda comum. Construir espaços de trocas e acolhimento. Desfazer a sensação de que candidatar-se é um salto no abismo. Criar um movimento coletivo de ocupação da política. Qualificar o eleitorado. Mostrar que não basta votar em mulher, mas em mulheres que defendam uma agenda de direito para mulheres. Estes são trabalhos que temos pela frente.

Os feminismos contemporâneos e o legado das feministas que nos precederam correm risco se não estivermos à altura do desafio de disputar o poder. Devorado pela lógica dos mercados, o empoderamento tornou-se artigo de luxo para vender campanhas publicitárias, e nesta mesma medida, há feministas que se acomodam. Este empoderamento, ao cabo, desempodera. A disputa pelos espaços de poder é o front decisivo dos feminismos hoje. Ou ocupamos o poder, como fez Marielle, ou morremos com ela.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.