Antonia Pellegrino e Manoela Miklos

Antonia é escritora e roteirista. Manoela é assistente especial do Programa para a América Latina da Open Society Foundations. Feministas, editam o blog #AgoraÉQueSãoElas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonia Pellegrino e Manoela Miklos
Descrição de chapéu

Nem toda nudez será castigada

Manifesto pictórico feminista é visto como impróprio por rede social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A artista plástica e cineasta carioca Mariana Kaufman desenvolve desde 2016 seu projeto “Meu Vértice”.

Trata-se de uma série em construção de fotografias que tratam da urgência da mulher contemporânea de retratar, inventar, imaginar e construir seu próprio corpo.

É um manifesto pictórico que convoca mulheres a recuperarem o mando de seu corpo, que nos é interditado tantas vezes, e fazer com ele o que desejar.

Na série de fotografias, vemos partes do corpo de Mariana, sempre vestida, que remete à imagem do triângulo. Com isso, Kaufman faz alusão, jamais de maneira óbvia ou vulgar, ao sexo feminino. 

A artista tem usado como plataforma para o projeto a rede social Instagram. E é essa dimensão do caso que nos interessa neste momento. Kaufman foi reiteradas vezes punida pela rede por desrespeitar as chamadas “diretrizes da comunidade” do Instagram. Teve fotos tiradas do ar e seu perfil foi bloqueado em diversos momentos desde o início do “Meu Vértice”.

Foto integrante da série "Meu Vértice" da artista Mariana Kaufman
Foto integrante da série "Meu Vértice" da artista Mariana Kaufman - Divulgação

Infelizmente, não se trata de um caso isolado. Há dois meses, o Instagram tirou do ar a conta da Carol Teixeira porque a escritora publicou reflexões a respeito do amor tântrico.

A campanha “Free Niples”, que conquistou adeptas em todo o mundo e pretende escancarar o fato de as mulheres terem seus corpos defesos, foi criada exatamente para questionar a seletividade perversa dos que desenham e implementam a diretrizes da comunidade do Instagram. 

Nas últimas semanas, o Brasil se viu mergulhado no caso Najila-Neymar. Versões conflitantes, cenas e mensagens perturbadoras e infinitos comentários infelizes circulam nas redes e ocuparam as manchetes.

As feministas se veem desafiadas diante do fato de uma advogada com longa trajetória na defesa dos direitos das mulheres aceitar defender o jogador. A cada dia, novas peças desse quebra-cabeças trágico aparecem. Não queremos fazer afirmações açodadas. Ainda é cedo para tirar conclusões sobre quase tudo que envolve essa história.

Mas uma coisa está claríssima e precisa ser trazida à luz: no Instagram, nem toda nudez será castigada.

Neymar publicou em seu perfil no Instagram na noite do dia 1º de junho imagens de Najila nua e mensagens de conteúdo evidentemente íntimo. Tudo sem consentimento dela.

O Código Penal prevê que é crime “oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, vender ou expor à venda, distribuir, publicar ou divulgar, por qualquer meio (...) fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual que contenha cena de estupro ou de estupro de vulnerável ou que faça apologia ou induza a sua prática, ou, sem o consentimento da vítima, cena de sexo, nudez ou pornografia”. A pena prevista é de 1 a 5 anos de prisão.

O ato de Neymar parece se enquadrar nesse tipo penal e o jogador já depôs no Rio sobre a suspeita de crime virtual.  Notem: o Instagram tirou o conteúdo publicado por Neymar do ar apenas na noite do dia 3 de junho.

Neymar tem quase 120 milhões de seguidores nessa rede social. Para comparação, o jornal New York Times tem 6 milhões de seguidores.

Pouco antes de ser retirado do ar, o vídeo publicados pelo jogador já tinha sido visto 20 milhões de vezes.  Mariana Kaufman tem aproximadamente 1.700 seguidores.

Suas fotos, sem qualquer dolo, foram prontamente retiradas do ar e seu perfil foi suspenso muitas vezes. 

Neymar, esse canhão de audiência, expôs uma mulher ao pior dos escrutínios para milhões de pessoas sem permissão, teve o material retirado do ar com uma morosidade notável e seu perfil não sofreu sanção alguma. É ultrajante, embora não seja surpreendente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.