Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu
inflação

Banco Central

Imagine um BC com dois objetivos: taxa de inflação e de desemprego

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prédio do Banco Central, em Brasília
Prédio do Banco Central, em Brasília - Bia Fanelli - 1°.jul.2011/Folhapress

No início dos anos 50 do século passado, discutiu-se muito se a inflação era um fenômeno produzido pelo excesso de demanda global ou pela organização da produção sujeita a um fator monopolizado como o trabalho quando sob o controle de sindicatos fortes. 

Assistiu-se ao desenvolvimento de uma ampla pesquisa sobre a “inflação de demanda” e a “inflação de custos” que não eram estranhas à rápida ampliação do pensamento de Keynes. 

A imagem era de um “triângulo difícil” que foi depois conhecido como um “dilema cruel”: ele impedia que uma economia atingisse, simultaneamente, a estabilidade dos preços e o pleno emprego se sua mão de obra tivesse ampla liberdade de barganha salarial coletiva.

No final daquela década “descobre-se” a curva de Phillips, uma relação entre as variações da taxa de desemprego e a taxa de variação dos salários. Ela parecia oferecer uma possibilidade de escolha (um menu) entre a taxa de inflação e o nível de desemprego. Existiria uma taxa de desemprego (“natural”) na qual a taxa de inflação permaneceria constante. 

Durou até que Milton Friedman (e Edmund Phelps) chamasse a atenção para as “expectativas inflacionárias”: a relação descoberta (a curva de Phillips) existiria no prazo curto, antes que a taxa de inflação se acomodasse. No longo prazo, a economia voltaria à taxa natural de desemprego, exigindo taxas de inflação cada vez mais altas. 

Talvez seja razoável dizer que as pesquisas realizadas nos últimos 50 anos mostraram que a inflação pode conter, simultaneamente, elementos de “demanda” e de “custo” e que obter dois objetivos, “menor taxa de inflação” juntamente com a “menor taxa de desemprego”, é uma tarefa inexequível com a atual estrutura organizacional da sociedade.

A conclusão que hoje parece aceitável é que, no longo prazo, a taxa de desemprego “natural” (e, logo, o crescimento do PIB) é independente da taxa de inflação. Isso sugere que o objetivo da política monetária exercida pelo Banco Central (certamente não independente da política fiscal) deve ser apenas o controle da taxa de inflação que se supõe (aqui precisamos de “crença”) nos levará, no longo prazo, a taxa de crescimento “natural” da economia.

No Brasil essas pedantes observações teóricas são muito fortalecidas pelo dramático aumento da judicialização da atividade administrativa. Imagine um Banco Central com dois objetivos: taxa de inflação e taxa de desemprego, irreconciliáveis. Se o Banco tiver plena liberdade para acertar uma, talvez por coincidência acertará a outra, mas com certeza terá de acertar as contas com o Ministério Público...

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.