Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu

Emprego

Situação dramática decorre da destruição produzida por voluntarismo econômico e político

Na entrevista dada a esta Folha pelo novo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, aos competentes jornalistas Julio Wiziack e Mariana Carneiro, ele mostrou a sua musculatura e o viés da sua “alma mater” FEA/USP quando fez a seguinte afirmação: 

“Não adianta ter inflação baixa se não tem emprego. Eu estou bem, vocês estão bem. Estamos empregados e, com a inflação baixa, nosso poder de compra aumentou. Agora, e os outros 12 milhões de pessoas que estão sem emprego? Esse é o lado triste do que foi feito, pois quase 13 milhões de pessoas foram jogadas no desemprego no pico da crise. Como é que se pode ter uma sensação de bem-estar?”

É preciso insistir. A situação dramática em que nos encontramos é consequência da destruição produzida pelo voluntarismo econômico e político a que o país foi submetido a partir de 2012 e, principalmente, na insistência nele quando a economia mostrava que estava entrando num processo recessivo a partir do segundo semestre de 2014. A coroação da tragédia se deu em dois atos. 

O primeiro foi a campanha eleitoral para a reeleição na qual todos os “princípios” foram abandonados e a política econômica proposta pelo adversário foi escrachada com um populismo fácil. Garantiu-se que nada estava errado e que, portanto, era só continuar no mesmo rumo para alcançar o “lago azul”. 

O segundo foi, com a reeleição conquistada, assumir a política econômica do vencido e entregar a sua execução a um competente economista cujo pensamento era antípoda ao da presidente sem ao menos dar uma explicação aos que a haviam honrado com seu voto. 

O resultado foi o aprofundar do desastre entre janeiro de 2015 e maio de 2016, quando foi “impedida”, com um processo que obedeceu ao rito constitucional. Mas o desemprego já se abatia sobre 13 milhões de trabalhadores...

Com a posse do presidente Temer houve uma mudança de 180º na economia que, combinada com sua habilidade política, produziu reformas apreciáveis e o início da recuperação do emprego ainda que mais lenta do que todos desejam. 

Infaustos acontecimentos impediram a reforma da Previdência, sem a qual é impossível restabelecer uma administração razoável da economia. Acrescente-se a isso, a extraordinária judicialização da administração pública. A resultante é um Brasil inadministrável. 

Um exemplo recente disso é a decisão do Tribunal Superior do Trabalho que transferiu o sindicato dos empregados das concessionárias para o dos Metroviários de São Paulo. Estuporou, alegremente, toda a eficiente gestão privada de um trecho do Metrô, cujo sindicato, a propósito, não obedecia às ordens de acompanhar as “greves políticas” consumadas pelo Sindicato dos Metroviários...

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.