Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu

Tabelas

Protesto de caminhoneiros foi obra perfeita e acabada do voluntarismo de governos

Foram duas semanas preocupantes. A discussão sobre o que originou o problema dos caminhoneiros dividiu os economistas. 

Alguns apontaram a oferta: o excesso de caminhões comprados pelo setor privado sob o estímulo de um programa muito generoso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para atender às montadoras em 2009. 

Outros insistiram na redução da demanda global (resultado da dramática queda de 7% do PIB entre 2014-2016, no governo Dilma) que deixou 13 milhões de desempregados.

É claro que as duas lâminas da tesoura (oferta e procura) tiveram seu papel. Foi, entretanto, obra perfeita e acabada do voluntarismo de governos que buscam apoio no “curtoprazismo” da população, aquele que alimenta o populismo. 

É preciso, aliás, aliviar a culpa de Dilma. Ela não errou sozinha. Atingiu o máximo de seus erros quando tinha o máximo de aprovação popular. Só foi abandonada quando chegou a conta! É ridículo, portanto, atribuir o problema ao governo Temer, mas deveria ter sido antecipado e recebido uma resposta adequada.

O estabelecimento de cada frete é extremamente pormenorizado e complexo. Envolve todas as condições do transporte: a distância, a natureza da carga, sua quantidade, os riscos, o tempo, a sazonalidade, a qualidade do caminho etc. É impossível fazê-lo por tabelas.

O frete médio do mercado é apenas uma ilusão referencial: cada carga tem o seu frete! Como o excesso de oferta vai continuar, suspeito que nenhuma tabela resistirá à negociação. Ela vigorará apenas no “passeio das mercadorias” pagas pela Conab e, temo, com um formidável estímulo à corrupção.

A solução para que a soma de erros sucessivos seja ultrapassada seria ou um aumento da demanda global (a volta imediata de vigoroso crescimento do PIB, o que tem probabilidade nula) ou deixar o mercado fazer o ajuste do patrimônio, para que o valor original do estoque de capital (os caminhões), que não é hoje rentável, o seja quando for transferido para outros caminhoneiros pelo seu valor atual. 

O caminhão que custou cem no programa do BNDES deixou de ser rentável porque as condições mudaram muito. Hoje, só vale, de fato, o que alguém se disporia a pagar para comprá-lo, uma vez que o valor atual de um caminhão é a soma dos benefícios anuais líquidos que produzirá durante o resto de sua vida útil, descontados pela taxa de retorno oferecida pelo mercado.

A importante diferença entre os projetos “sonháticos” do governo e os do setor privado é clara. Nos do governo, como ele não produz nada, o prejuízo é empurrado para toda a sociedade (é socializado!). Nos do setor privado, é pago por quem sonhou e correu o risco...

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.