Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu Eleições 2018

Melancolia

Refeito, programa de Haddad continua muito ruim; Bolsonaro tem um desenho animado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O processo eleitoral —do qual dependerá a melhoria do bem-estar da sociedade brasileira— termina de maneira melancólica. Haddad refez o seu programa três vezes (e continua muito ruim). Bolsonaro não tem um programa: tem um desenho animado num Power Point ainda que sugira ter uma retaguarda de bons profissionais. 

Uma novidade é que, aparentemente, a nova seita dominante de economistas, se ele vencer a eleição, será da Universidade de Brasília e do Ipea, onde predomina uma forte inclinação empírica. 

Usam a boa teoria e pensam os problemas que têm impedido o país de reengrenar o seu desenvolvimento econômico, sem o qual a acomodação social é uma quimera. 

É difícil levar a sério algumas afirmações do programa de Haddad: “o povo brasileiro sabe de nossa capacidade de conduzir o Brasil como ocorreu com a liderança durante as crises de 2003 e 2008, por exemplo” e, logo a seguir, “nosso governo vai recuperar a capacidade de nossa indústria num amplo esforço de reindustrialização”. 

Por que esconder a tragédia do último quinquênio do governo do PT, de Dilma Rousseff? Não foi só o quinquênio em que registramos o menor crescimento do último século, mas no qual houve a maior queda da produção industrial brasileira, que comprometeu até os bons resultados do governo Lula. 

O nível da produção física da indústria brasileira é medido pelo IBGE. Pois bem. Fixada em 100 a média de 2003, ela atingiu seu máximo de 129 em julho de 2008. No segundo mandato de Dilma, voltou a 105! Treze anos perdidos e não achados no programa do PT.

Não é possível esquecer que, junto com a tragédia fiscal, houve uma enorme trapalhada nos registros contábeis (a contabilidade criativa). Um conjunto de competentes funcionários de carreira levou seis meses para pôr ordem nos números. 

No governo Temer, a melhoria da administração fiscal é visível a olho nu. Basta ver o comportamento do câmbio e do juro de longo prazo.

Este é um ponto da maior importância. Quem ganhar a eleição, se tiver um mínimo de inteligência e alguma grandeza, deveria convidá-los a permanecerem em seus postos (são funcionários públicos que obedecem à orientação política) e tentar seduzir os membros do Banco Central e estimulá-los a completar o excelente programa que vêm desenvolvendo e que vai terminar aumentando a competição financeira (sem a tolice de tributar o spread bancário). 

Suspeito que isso dará ao vencedor pelo menos um ano de tranquilidade no câmbio, nos juros e na inflação, o que produzirá algum crescimento e dará tempo para a organização de seu apoio no Congresso para as reformas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.