Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu Eleições 2018

Traições

PSDB abandonou Alckmin, Ciro caiu numa armadilha e, agora, PT propõe esquecer Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-presidente Lula durante evento no Rio, em janeiro deste ano
O ex-presidente Lula durante evento no Rio, em janeiro deste ano - Ricardo Moraes/Reuters

A morte de Tancredo Neves foi um daqueles acidentes que insistem em mudar o destino do Brasil, desde a separação entre Pedro 1º e José Bonifácio. Com sua sabedoria e a experiência de uma rica vida política, ele ensinou que nela há um comportamento com um limite sutil que violado pode ser mortal: “quando a esperteza é muita, ela engole o dono”.

A campanha eleitoral foi uma tempestade de fake news para esconder muita esperteza. 

Os candidatos não levaram para a arena o que pensam sobre o mundo e o Brasil. Apelaram para seus economistas. Parecem acreditar que eles são portadores de uma “ciência” quando são, apenas, sacerdotes de diversas seitas de uma mesma religião politeísta. 

No segundo turno a confusão aumentou. Os dois candidatos não têm economizado em “contradizer” o que dizem seus economistas... Foi fake news alçar a economia à altura de uma “ciência”. Mas isso não reduz o valor do conhecimento empírico acumulado nessa disciplina para a administração das sociedades civilizadas. 

Todas desenvolveram-se combinando liberdade individual, mitigação da desigualdade e coordenação da atividade econômica pelos mercados. 

A contraprova são as nações onde se exerceu o voluntarismo e o desenvolvimentismo (do qual o Brasil é um notável exemplo em 2012-2016), que pretendeu ter descoberto “outro caminho”. Elas testemunham o seu fracasso universal.

 

A enorme desigualdade social que é causa da “malaise”, que hoje ataca as democracias, é resultado da falsa “ciência” econômica. 

Foi ela quem inventou o “mercado perfeito possuído pelo imperativo categórico kantiano” que seduziu os políticos. Promoveu a globalização (um bem indiscutível no longo prazo) sem estimular as políticas públicas para evitar as tragédias que ela produz no curto prazo (também indiscutíveis). 

Pior, inverteu, a partir dos anos 80 do século passado, todo o processo. Submeteu a economia real à dominância das finanças, como é visível no Brasil. Gerou, assim, uma apropriação de riqueza que ofende o senso de justiça dos cidadãos. 

A nossa situação interna é grave e a situação externa acumula nuvens negras, mas nenhum dos candidatos diz como enfrentá-las. 

No início do segundo turno, ficou claro que o primeiro abrigou traições que terminaram muito mal. Alckmin foi abandonado por seu partido. Ciro foi traído por uma armadilha. 

E agora, mais uma surpresa: o PT, que sempre parasitou Lula (o único membro comprovadamente democrata do partido), propõe esquecê-lo. Abandonou o vermelho, subtraiu a estrela, adotou o verde-amarelo e, mesmo assim, quer continuar a parasitá-lo. 

Tempos bicudos os que estamos vivendo...

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.