Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto

Racionalidade

As propostas de reforma tributária que temos são de boa qualidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As propostas de reforma tributária são de boa qualidade: a PEC 45/19 --Rossi-Appy--, na Câmara, e a PEC 110/19 --Hauly--, no Senado, além de uma proposta (sem padrinho) do Ipea, um IVA-Dual, inspirado na reforma canadense, que, na nossa opinião, é a melhor solução para eliminar a contribuição (dita empresarial!) para a Previdência Social como quer o governo. Ele ainda não apresentou a sua, mas parece flertar com a alternativa de poluir o novo sistema com uma CPMF permanente, que, estranhamente, colide com a racionalidade econômica que tanto defende! De fato, é o que menos se esperaria de um economista que, no dizer de K. J. Arrow --o maior deles na segunda metade do século 20--, "é treinado para pensar-se como o guardião da racionalidade; como aquele que ensina racionalidade aos outros e prescreve racionalidade à sociedade" ("The Limits of Organization", 1974).

O imposto é o preço que temos que pagar para viver numa sociedade civilizada. Frequentemente, entretanto, ele não é pago por quem o "recolhe", mas sobre quem "incide", geralmente o consumidor final. O ministro Guedes está preocupado com quem efetivamente paga (com a redução de seu consumo), a carga tributária sobre os salários e seu possível efeito sobre o emprego. As condições estruturais do mercado de trabalho determinam o salário efetivamente recebido e o nível de emprego da mão de obra. Uma análise superficial sugere que, num mercado competitivo (na ausência de inflação), tais efeitos (sobre quem incide a contribuição) dependem: 1º) do nível da contribuição e 2º) das elasticidades da demanda e da oferta de trabalho.

O ministro da Economia, Paulo Guedes - Pedro Ladeira - 22.ago.2019/Folhapress

Por outro lado, estudos sofisticados e atentos às condições dos variados mercados de trabalho sugerem que a eliminação daquela carga tem efeito importante sobre o salário efetivamente pago, mas, em geral, é pouco significante sobre o nível de emprego (Gruber, J., "The incidence of payroll taxation: evidence from Chile", Journal of Labor Economics, 13(3, pt.2), 1977).

Talvez a melhor solução (que não altera preços relativos) seja transferir uma parte da tributação sobre os salários para o IVA-Dual federal, tornando o financiamento da previdência realmente "universal", e financiar as demais cargas sobre o salário, reformulando a tributação sobre a renda das empresas. O trabalhador o pagaria com o IVA sobre seu consumo, como todos os outros cidadãos. A resposta à crítica de que a alíquota seria alta é que ela já é paga, mas de forma ineficiente. É aqui que cabe ao economista "prescrever racionalidade à sociedade", como queria o grande Arrow!
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.