Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu congresso nacional

Separação de Poderes

Rodrigo Pacheco precisa tomar a liderança da resposta à sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Constituição de 1988 incorpora o sonho de uma sociedade civilizada. Propõe um sistema que combina amplas liberdades civis e direitos individuais com a mitigação da desigualdade de oportunidades. A onipotência e a onisciência dos constituintes, no entanto, foram cuidadosamente cristalizadas ao longo do texto constitucional através da definição das prioridades das administrações públicas futuras e na pormenorização de como deveria funcionar cada aspecto da realidade brasileira.

Teve o cuidado —ou o descuido, dependendo do ponto de vista— de detalhar as atribuições dos Poderes da República e deu muito poder ao Executivo e ao Legislativo, embora, no caso deste último, com pouca responsabilização sobre suas decisões (ou sobre a ausência delas).

Tomemos o caso das competências privativas do Senado Federal, conforme estabelecidas no Art. 52 da Constituição. É difícil encontrar argumentos para discordar da interpretação segundo a qual, tivesse o Senado cumprido à risca o seu papel ao longo do tempo, muitos dos problemas econômicos e políticos que o Brasil tem enfrentado não teriam chegado às situações-limite. A Constituição ampliou os poderes daquela Casa, que efetivamente detém o controle dos rumos da sociedade brasileira, mas há, cada vez mais, a sensação de que as respostas ficam com frequência aquém dos desafios apresentados.

A chave, portanto, parece ser entender a razão para tal acanhamento. Em um contexto mais geral, aponta-se que a perda de ímpeto de algumas instituições da democracia representativa parece coincidir com o avanço das mídias digitais e das redes sociais, levando os representantes do povo a abdicarem de seu papel como instrumentos de debates e transformações mais profundas em favor da atuação como comentaristas performáticos, observadores da realidade. Não por acaso, a falta de interesse pela atividade legislativa acaba levando à judicialização da atividade política e econômica, na ânsia de preencher o vácuo deixado pelos demais Poderes —e, muitas vezes, por eles convidado a exercer tal papel.

No caso específico da pandemia, cujo descontrole já leva ao colapso do sistema público e privado de saúde, e na falta da compreensão adequada pelos Poderes da República de que sem um esforço conjunto e estruturado sobrarão graves sequelas humanitárias, econômicas e sociais, um grupo de ilustres economistas e empresários produziu um documento com sugestões de ações concretas para tratar desse grave problema.

Seria um bom momento para o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, tomar a liderança da resposta à sociedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.