Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto

Voluntarismo alucinado

Acreditamos que nossos problemas serão vencidos pelo cansaço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No Brasil, temos o péssimo hábito de tratar os problemas recorrentes com as mesmas soluções equivocadas, talvez acreditando que eles serão vencidos pelo cansaço.

A elevação nos preços dos combustíveis é impopular e invariavelmente se traduz em ameaças de greve e pedidos para que o governo "faça alguma coisa". Corre-se para segurar os preços artificialmente ou subsidiá-los diretamente, o que gera distorções e elevado custo fiscal. Demite-se o presidente da Petrobras, com custo reputacional para o governo e para a empresa. Às vezes, em um ataque de criatividade, tabela-se o frete, para distorcer ainda mais o sistema de preços.

Os preços domésticos dos combustíveis devem acompanhar o preço do petróleo no mercado internacional para que os recursos sejam usados de maneira eficiente. A volatilidade dos preços internos é um problema, mas as soluções possíveis são conhecidas, e a experiência internacional sugere formas de implementá-las com maior ou menor grau de sucesso: reajustes por médias móveis, imposto regulatório, fundo de estabilização de preços etc. Acabam preteridas pela ação populista de curto prazo e ficam adormecidas até a próxima crise, cuja solução final será a mesma.

Há algumas semanas, Bolsonaro demitiu o presidente da Petrobras pelas redes sociais. Defendeu preços "pelo menos 15% mais baratos" para os combustíveis e prometeu "meter o dedo na energia". Disse agora que o reajuste no preço do gás é "inadmissível". Perguntou se "o petróleo é nosso ou é de um pequeno grupo que controla o Brasil", numa triste combinação entre o ápice voluntarista do governo Dilma e um retrógrado pensamento estatizante. Com isso, joga fora tudo o que foi feito no período recente para aumentar a transparência das estatais e deixá-las a cargo de profissionais competentes, além de suscitar dúvidas sobre a direção da política econômica daqui para a frente.

Talvez não tenham lhe explicado que a desvalorização da taxa de câmbio é um dos grandes responsáveis pela elevação dos preços dos combustíveis e dos alimentos e que ela reflete, em larga medida, o risco fiscal da economia brasileira, agenda sem nenhum apoio do Planalto.

O autoritarismo truculento com que Bolsonaro lida com esses problemas eleva a incerteza e o risco país, retrai o espírito animal dos empresários, mexe com os preços fundamentais da economia e destrói valor.

As intervenções do governo Dilma lhe renderam seu máximo instantâneo de popularidade, mas logo cobraram seu preço político e econômico, com inflação, desemprego e a maior recessão da história. Infelizmente, as consequências sempre vêm depois.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.