Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto
Descrição de chapéu inflação juros

Menos mal do que parece

Indicador de atividade para acompanhar a trajetória do PIB trouxe quadro melhor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os números recentes da atividade econômica no Brasil revelam um fato curioso. A despeito das confusões políticas ininterruptas que se arrastam e se agravam mês a mês, o setor produtivo brasileiro parece ter dominado a arte de trabalhar em um país que se revela cada vez mais preso na disfuncionalidade e inoperância da política.

A resiliência da economia à segunda onda não é particular ao Brasil. Na Europa, por exemplo, que para frear a segunda onda da pandemia implementou "lockdown" de verdade —não restrições à mobilidade para "inglês ver"—, a queda na atividade foi muito menos pronunciada tanto frente à primeira onda quanto ao esperado pelos analistas. Com isso, as projeções de atividade em algumas economias começam a ser revistas para cima.

Isso sugere alta capacidade do setor produtivo em se adaptar-se à Covid-19, o que era esperado conforme se desse o aprendizado e a apreensão de informações sobre a doença. Esse fator comum indica também que, caso fosse essa a única preocupação de alguns, mais poderia ter sido feito para conter o avanço do vírus no Brasil com pouco impacto sobre a economia.

Mas o que chama a atenção por aqui é que isso ocorra apesar da algazarra política, da CPI e do já conhecido expediente do presidente em conduzir o país num ambiente de elevadas incertezas e na base do conflito permanente. Talvez o mundo real tenha resolvido esquecer/ignorar governo e Congresso. Se for isso, é uma excelente notícia e uma fórmula necessária para conviver com eles —e sobreviver!

Ainda que o choque da Covid traga um desafio adicional à interpretabilidade dos dados em alta frequência, os números recentes têm se mostrado mais favoráveis. Mesmo o setor de serviços, o que mais sofre com as restrições de mobilidade colocadas em curso em março e abril, teve queda inferior ao esperado. Surpreenderam positivamente também a indústria e o setor externo.

Os números do indicador mensal de atividade calculado pelo Banco Central para acompanhar a trajetória do PIB também trouxeram um quadro melhor. As expectativas de crescimento, cuja mediana caía lentamente de um máximo de 3,5% no começo do segundo semestre do ano passado até atingir um mínimo próximo a 3% no ápice da segunda onda, começam, lentamente, a ser revisadas para cima.

Devemos encerrar 2021 com um crescimento mais próximo a 4% do que 3%. Nada estupendo na esteira de uma queda de 4,5%, mas revela que os programas de emprego e renda funcionaram e que o setor produtivo resistiu. O desafio será tornar essa recuperação cíclica em crescimento sustentado, tarefa que desaprendemos há décadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.