Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Uma abordagem indevida

Não há 'vitimização' mais difícil de engolir do que a do homem branco que se julga oprimido

Já mencionei em outra coluna: nos 20 anos em que, como escritor, participo de feiras literárias ou bate-papos com o público, raríssimas vezes não me perguntaram como fica o humor diante "da patrulha" do politicamente correto. Nem uma única vez, contudo, me perguntaram o que eu achava de piadas racistas, machistas, homofóbicas ou preconceituosas, em geral.

Não é que eu discorde da existência de "uma patrulha", nem discordo que, em meio a avanços importantes promovidos pelo PC, haja alguns exageros, anseios puritanos ou totalitários. Mas é sintomático e revelador que, se tomássemos como lente apenas os eventos literários, sairíamos com a impressão de que o grande oprimido no Brasil é o escritor branco, heterossexual, no topo da pirâmide social, amordaçado pelas minorias. A realidade, óbvio, é bem diferente.

Nesta semana, enquanto o Exército se espalhava pelo Rio de Janeiro, um vídeo feito por e para negros viralizou na internet: "Intervenção do Rio: dicas para sobreviver a uma abordagem indevida". Veja: "dicas para SOBREVIVER". Semana passada um garoto foi agredido a coronhadas no banheiro do shopping Pátio Higienópolis, aparentemente, por ser gay. Nem precisamos falar do assédio sobre as mulheres em locais de trabalho, violência doméstica, estupros. 

Se o politicamente correto contribui ou não na luta pelos direitos das minorias é sem dúvida uma indagação pertinente. Coibir o uso de palavras como "negão", "crioulinho", "viado", "favelado" ou "vagabunda" é um passo na diminuição dos preconceitos? (Acho que sim). Ou o Photoshop verbal apenas aumenta as tensões sob o tapume da hipocrisia? (Pode ser, também). São questões complexas e que precisam ser discutidas profundamente, por todas as partes envolvidas.

Na última segunda, a Folha deu um passo atrás nesta discussão ao realizar o debate A Guerra das Palavras: Os limites do politicamente correto. O primeiro dos três homens brancos, heterossexuais e do topo da pirâmide social a ser chamado ao palco, o que abriu a conversa e o que deu a última palavra sobre o assunto foi o jornalista William Waack.

É razoável discordar da extrapolação do conceito de lugar de fala, que só acha legítimo negros falarem sobre negros, gays sobre gays, índios sobre índios. Maior extrapolação, porém, parece-me acreditar que gênero, cor da pele, classe social ou orientação sexual não têm qualquer influência sobre a nossa visão de mundo e que três representantes do extrato social mais privilegiado dão conta de resolver um imbróglio que gira, entre outras coisas, em torno do privilégio. Considerando-se ainda que um desses homens acaba de sair das manchetes por ter afirmado, diante de buzinadas irritantes, que aquilo era "coisa de preto", fica a impressão de que não se buscava um debate, mas firmar uma posição.

Uma das críticas que se faz ao politicamente correto é sua ênfase numa suposta "vitimização". Pois não há "vitimização" mais difícil de engolir do que acreditar que na "guerra das palavras" do Brasil atual a voz que corre mais perigo de ser calada e que deve ser defendida num evento do jornal é a do homem branco, heterossexual, do topo da pirâmide. 

Dois dias depois da mesa sobre "a patrulha" do PC, a Folha trouxe na primeira página a foto de outra patrulha, esta do Exército —um fuzil em primeiro plano —, revistando crianças numa favela carioca. Todas as crianças eram negras.

Adams Carvalho/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.