Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata
Descrição de chapéu Eleições 2018

Um sonho

Nos tornávamos enfim o país que há poucos anos acreditávamos que seríamos

Esta noite eu tive um sonho bem louco. Na verdade, começou como um pesadelo. O Brasil ia eleger um presidente fascista que falava em torturar e matar oponentes, em acabar com todos os ativismos, em vender as reservas indígenas, em militarizar as escolas, em submeter o Ministério do Meio Ambiente ao da Agricultura, em proibir a palavra "gênero" dentro das salas de aula e outras bizarrices que não faziam sentido e eu não lembro direito.

Adams Carvalho

Eu tentava avisar as pessoas "Olha o que ele tá falando! Olha que absurdo!", mas ninguém ouvia, quer dizer, as pessoas ouviam, mas diziam que iriam votar no candidato fascista porque qualquer coisa era melhor que o PT.

Eu insistia "Gente, o PT fez besteiras, mas o Haddad não é a Dilma e mesmo o pior Armagedom dilmístico é melhor do que o que esse cara prega!". Aí as pessoas diziam que o que o candidato fascista falava não era verdade, ele só estava brincando de fingir que era fascista a vida inteira, mas quando fosse eleito ele iria parar com a brincadeira.

Aí seguidores dele abatiam um cachorro a tiros e matavam um cara a facadas e espancavam pessoas —ao todo, no meu pesadelo, eram 50 casos de violência perpetrados pelos soldados daquele que não estava falando sério— e eu gritava "Olha isso! Olha isso!" e as pessoas respondiam: "PT nunca mais!".

Nesse ponto o pesadelo deixou de ser pesadelo e virou um sonho. Ó que doideira: eu estava na plateia do Domingão do Faustão e no palco o Fernando Henrique aparecia junto com o Alckmin e o Ciro Gomes e a Marina Silva e o Amoêdo e quando eu via estavam ali também o Caetano e o Gil e o Henrique Meirelles e a Kátia Abreu e vários empresários liderados pelo Ricardo Semler mais o Casagrande e o Luciano Huck e o RenovaBR e o Acredito e a Ivete e a Sandy, era tipo o "We Are the World" da democracia, uma frente ampla de pessoas que discordavam em diversos pontos sobre política, economia, costumes, mas acreditavam no Estado de Direito, nos ideais herdados do iluminismo, que pregam que todos são iguais perante a lei e cada um pode ser o que é.

E essas pessoas diziam que apoiariam o Haddad contra o candidato fascista caso o PT topasse fazer algumas mudanças no programa de governo. E aí o PT dizia "Claro! Nós também estamos aqui para combater o autoritarismo e o obscurantismo, mais importante do que nosso programa é a sobrevivência da democracia!" e a Gleisi Hoffmann gravava áudio de WhatsApp condenando a ditadura na Venezuela e os economistas do PT sentavam com os economistas do PSDB e do Novo e com a Fiesp e todo mundo abria mão de algo e chegava a alguns pontos a partir dos quais era possível seguir juntos.

Aí um monte de gente que tinha votado no candidato fascista no primeiro turno porque estava com ódio da política voltava a ficar com brilho nos olhos, via que a política apodrecida e transformada na manutenção do poder a qualquer preço se tornava novamente uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas, a luta mais justa, a competição mais bela, aquilo que nos difere dos gorilas e dos leões, das amebas e das baratas, que faz com que tenhamos algum orgulho do nosso córtex frontal. E essa frente vencia as eleições. E o fascismo era derrotado. E o Brasil cindido era costurado. E voltávamos a crescer. E dávamos mais direitos para mais brasileiros. E nos tornávamos enfim o país que até bem poucos anos acreditávamos que iríamos nos tornar.

Então eu acordei, abri os olhos e ainda era noite.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.