Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Momonaro

Robson assistia aos gols da rodada quando a boneca nefasta apareceu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ilustração do Momonaro
Adams Carvalho/Folhapress

"É verdade esse bilete": você está assistindo a um vídeo no YouTube ou outra plataforma e do nada aparece uma figura horrível, pés de pássaro e cara de bruxa. Momo, a animação, baseada na escultura "Mother Bird" (mãe pássaro), do escultor japonês Keisuke Aiso, desafia o usuário a realizar horripilantes tarefas. Caso a pessoa se recuse a obedecer ou revele o desafio, será castigada.

Robson Reyes, auxiliar de TI em Macaé (RJ), conta que na última segunda estava no trabalho vendo os gols da rodada pelo celular quando, no meio de um escanteio do Vasco da Gama contra o Cabofriense, a boneca nefasta apareceu. Segundo Robson, Momo teria dito: "Hoje no quilo você vai tomar cinco caipirinhas e vai voltar pro trabalho trançando as pernas. Se você não me obedecer ou revelar a qualquer um o desafio eu vou mandar pra todos os seus contatos os vídeos que eu gravei pela câmera do seu celular enquanto você assistia ao Redtube". 

Naquela segunda, após vomitar sobre a máquina de xerox, Robson foi levado à enfermaria, onde revelou estar sendo guiado pelo desafio Momo. (Os vídeos de Robson Reyes assistindo ao Redtube podem ser vistos aqui).

Adelina Marchioreto, de Jaú (SP), conta que estava no desktop, assistindo a um tutorial de Negresco empanada na Airfryer quando Momo teria aparecido, obrigando Adelina a entrar no grupo de WhatsApp da família e postar "Lula Livre!" e "Bolsomito!". Caso contrário, Momo causaria, via wi-fi, um bug na Airfryer. Depois da postagem, o grupo familiar foi fechado e o Natal deste ano, cancelado. (Horas após falar com nossa reportagem, Adelina mandou email contando que sua Airfryer explodiu).

Na última quarta-feira o delegado Wilson Jatobá, da Delegacia Especial de Repressão ao Crime Cibernético, de Brasília, abriu uma investigação sobre o Desafio Momo. Na sexta-feira, contudo, Jatobá foi afastado do cargo após atravessar todo o Eixo Monumental com a braguilha aberta e o pênis para fora, amarrado a uma bexiga de gás hélio. Segundo o delegado, a ordem foi dada por Momo no meio de um episódio de "Alf, o Eteimoso", no YouTube. Caso se recusasse a obedecer ou revelasse o desafio, Momo jogaria no Facebook um vídeo de 1984 em que o delegado, então com 22 anos e já bacharel em direito, participa de uma banda cover dos Menudos dançando "Não se Reprima": http://twixar.me/JJTK). 

Anteontem o Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, assumiu a investigação. Segundo fontes confiáveis, na próxima semana o MP fará uma declaração bombástica: o presidente Jair Bolsonaro vem, há vários meses, obedecendo às ordens da Momo. Teria sido dela a ideia de colocar Ernesto Araújo como chanceler e nomear os ministros Ricardo Salles e Ricardo Vélez Rodriguez. Também de Momo teria vindo a ordem de postar o vídeo pornô durante o Carnaval e perguntar o que é "golden shower" no dia seguinte. A estratégia de queimar todas as possíveis pontes com o Congresso antes da votação da reforma da Previdência é, sem sombra de dúvida, coisa da Momo. 

Procurada por nossa reportagem, Momo afirmou que qualquer relação com o que chamou de "baboseiras deste governo infame" é inverídica e criada para macular sua imagem. "Sou má, não burra". Vídeos do encontro de Jair Bolsonaro com Donald Trump, contudo, nos fazem indagar: se não Momo, que outra força obscura estará guiando (sic) o presidente?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.