Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Maracanaço: Brasil 7 X 1 Uruguai

Fora do globalismo asfixiante, cada um pode ter a sua verdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Já faz uns anos que a verdade deixou de habitar o sólido condomínio dos fatos e passou a peregrinar pelas pensões da conveniência. É como em “1984”, do George Orwell. Num dia a Eurásia e a Lestásia são aliadas na guerra contra o terrível povo da Oceania. No outro, Eurásia e Oceania é que são aliadas contra os tenebrosos lestasianos: a ordem vem de cima, reescrevem-se os livros, modificam-se os antigos jornais e revistas. Fake News. Fake history. Fake tudo. E eu me pergunto: qual o problema?

A imprensa, os intelectuais, os cientistas e outras carpideiras (a soldo sabe-se lá de quem) são incapazes de enxergar no cadáver de hoje o adubo de amanhã. Corvos que só piam “mimimimimimimi”, dizem que estamos perdidos, é o apocalipse. Muito pelo contrário. Vivemos numa composteira: na terra fresca feita com as cascas e restos do presente plantaremos as sementes, raízes, troncos e folhas de um admirável mundo novo. A história é o nosso jardim. 

A realidade é o nosso bonsai. 

Ilustração ligeiramente abstrata mostra homem caindo em cima de um brasão da República no meio de dois círculos laranja
Ilustração de Adams Carvalho para Coluna de Antonio Prata - Adams Carvalho
Final da Copa de 1950. O Uruguai venceu o Brasil por 2x1? A quem interessa esse resultado? Aos habitantes daquela republiqueta decadente ao sul de Bagé? Três milhões de habitantes! Num único dia o metrô de São Paulo transporta mais gente do que isso. Acabou a palhaçada! Vencemos a Copa de 1950! O choro é livre. “Chola” mais, hermanito!

Não será tão simples corrigir o 7x1. É recente e a Alemanha tem mais força do que o Uruguai, mas nós somos capacho, perdão, aliados do Trump, que é aliado (para não dizer outra coisa) do Putin. Se os russos pararem de vender gás pra Alemanha, antes de conseguir pronunciar “paprikaschnitzel” a Merkel não terá mais energia pra carregar seu iPhone. Dá uma Alagoas ou qualquer outro desses estados de Paraíba aí pro Putin que ele resolve. Chuuuuupa, Klose!

Nesta quarta a Folha publicou que a mancha de esgoto do rio Tietê aumentou 34% em 2019, atingindo 163 km de Mogi das Cruzes a Cabreúva. Pra que serve essa notícia? Acham que o Doria vai acordar, 
ler a Folha e começar a limpar o Tietê? 

Esse tipo de mentira alarmista só é bom pra atrapalhar o turismo, espantar investidores e deprimir a população. A economia precisa aquecer e o povo precisa de razões para ser mais patriota. A Folha mente! 
Você já foi pra Cabreúva? Conhece alguém de Cabreúva? Cabreúva nem existe! #folhalixo #eu♥tietê   #paulistacomorgulho #vaipracabrecuba!

Eles chamam de fake news, eu chamo de liberalismo factual. Querer impor a sua verdade sobre a minha é coisa de estado totalitário como a União Soviética. Vocês perderam, o mundo é livre e a voz dos indivíduos não será mais calada! Fora do globalismo asfixiante, cada um pode ter a sua verdade. 

Por exemplo: minha última crônica foi escrita por um Antonio de 42 anos e 1,69 m. Esta aqui foi escrita por um Antonio de 32 anos e 1,89 m. Não acredita? Dá um Google: “Antonio+32 anos+ 1,89m”. Saiu até na Folha. Um jornal sério, respeitado. Quem disse que não? Certamente algum mau patriota que não ama o Brasil e suas instituições. Um comunista ressentido que não está, como todos os cidadãos de bem, 
imbuído do espírito natalino. 

Sim, já é Natal! De novo! Parece que foi mês passado? E mês passado parecia que tinha sido o mês retrasado? Não, imagina se o governo ia inventar três natais no mesmo ano só para incentivar o consumo. Onde você viu isso? Na Folha? A Folha mente! #folhalixo #feliz-natal #umprósperoanonovo  #eu♥brasil.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.