Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata
Descrição de chapéu Facebook instagram twitter

Twitter, FB, zap, YouTube: cúmplices

Por meio dessas plataformas, milhares de ovos das serpentes foram chocados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois da invasão do Capitólio, nos EUA, a CNN americana criou um novo formato jornalístico. Lembra “Os piores clipes do mundo”, apresentado décadas atrás pelo Marcos Mion, na MTV —mas não é engraçado. Primeiro, mostram imagens dos republicanos supostamente estarrecidos diante do Cacique de Ramos em que se transformou a democracia americana.

Então, veiculam um clipezinho com todas as falas dos Madalenos arrependidos, nos últimos anos, dando apoio irrestrito às loucuras do Trump, colaborando com a incitação ao ódio e a proliferação das mentiras que levaram Washington, dia 6 de janeiro, àquele macabro bloco de Carnaval.

No Brasil não será diferente. O nome de todos os políticos, empresários, celebridades e cidadãos comuns que dão apoio a este governo sanguinário entrará para a história junto às imagens dos mortos enterrados em valas comuns, dos doentes asfixiados nos hospitais de Manaus, do fogo nas florestas, das chacinas cometidas pelos policiais, da guerra contra a ciência, a educação, a cultura, o bom senso e a razão.

Ilustração Adams Carvalho/Folhapress

Entre tantos cúmplices de Trump, Bolsonaro e outros projetos de ditador mundo afora, talvez não haja ninguém com mais sangue nas mãos do que Twitter, Facebook, WhatsApp e YouTube.

Foi (e é) por meio destas plataformas que os milhares de ovos das serpentes foram chocados, as cobrinhas foram criadas, alimentadas, letradas nas artes do racismo, do machismo, do antivacinismo, do negacionismo climático, do terrorismo e do niilismo corrosivo que move a nau dos insensatos.

Essas redes sempre souberam do serpentário. Para acomodar os trogloditas e ganhar mais seguidores, foram inclusive mudando suas regras ao longo dos anos, fingindo que veneno não era veneno, dente não era dente, estrangulamento de jiboia era apenas um abraço efusivo interespécies.

Está tudo aqui.
“Ah, a liberdade de expressão!”. Desculpem-me os relações públicas do Apocalipse, mas tocar as trombetas que fazem chover enxofre e transformam o mar em sangue não é liberdade de expressão, é assassinato em massa.

E quem cria o palco para que se toquem as trombetas, vende os ingressos pros espetáculos, comanda a mesa de som, as luzes e —mais importante— ganha muito dinheiro com isso é cúmplice.

É exatamente o que as redes sociais estão fazendo desde o início da ascensão destes líderes autoritários.

Colaboram ativamente —pois não só dão espaço mas catapultam as mensagens com seus algorítmos— com a destruição da democracia, a morte de centenas de milhares de pessoas na pandemia e o aquecimento global. (Na Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi, figura também chegada a um genocídio, dá celulares à população já com o Facebook instalado e por meio dele propaga suas ideias antidemocráticas).

Agora, só agora, Facebook, Twitter e YouTube bloqueiam Trump. O que Bolsonaro está fazendo no Brasil é tão ou mais grave do que o que Trump fez nos EUA.

E aí, Facebook? E aí, Twitter? E aí, WhatsApp? E aí, YouTube? As mentiras que Bolsonaro posta e vocês amplificam são diretamente responsáveis pela falta de oxigênio nos hospitais em Manaus. Por que ele não foi bloqueado?

O Facebook é azul pois Mark Zuckerberg não enxerga vermelho nem verde. “Para mim, azul é a cor mais intensa”, disse ao Washington Post.

Zuckerberg deveria ver uma foto dos mortos por asfixia, em Manaus. Também são azuis. Não encontrará as fotos no Facebook, pois suas regras esdrúxulas permitem posts que levam pessoas a morrerem por asfixia, mas não posts que mostrem tais cadáveres. Tempos estranhos esses.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.