Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata
Descrição de chapéu brasil em crise tiktok

Ponto zero do desmantelo foi o sorvete de creme com cookies

Há uma ligação entre o biscoito poder ser sorvete e a Terra poder ser plana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tô convencido de que a pedra fundamental desta distopia-fascistoide-algorítmica-falofílica-vulvofóbica-pitbúllica-kukluxklânica-psicopática-apocalíptica foi lançada junto com o sorvete sabor "cookies & cream". Amigos historiadores e cientistas sociais, me perdoem, mas vejo o ponto zero do desmantelo no dia em que a ideia de misturar biscoito recheado moído no sorvete de creme foi aceita como razoável, em escala mundial.

Houve um tempo, antes da "Era do Murundu", diremos a nossos netos, em que a Terra era redonda, lutava-se a favor das vacinas e as pessoas tinham algum pudor em misturar no mesmo copo Deus e Ustra, segurança e chacina, preservação e boiada. Uns até defendiam, na miúda, nossa sociedade de castas, mas não batiam no peito chamando-se de liberais. Caso alguém perguntasse se podia misturar biscoito recheado moído no sorvete de creme, àquela época, alguma mãe totêmica surgiria no céu e diria: "Não".

Ilustração de um canudo em uma tampa de bueiro
Adams Carvalho

Se a pessoa quisesse saber por que não, mamãe Leviatã responderia: "Porque uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa". Ou simplesmente: "porque não". Mas em algum momento entre o velho Orkut e o Véi D’Havan, as redes sociais transformaram opinião em commodity, a lei da oferta e da procura incumbiu-se de tornar mais caras as opiniões mais raras e como existem menos gênios do que imbecis, as ideias mais valorizadas não foram descobertas da física, mas sim afirmações lunáticas ou abomináveis. Quanto mais ideias malucas subiam na bolsa, mais desvalorizado ficava o bom senso.

Aí chegamos nesta barafunda em que uma coisa é outra coisa e nenhuma coisa é coisa alguma. (Não busque sentido na frase anterior, ela é tão absurda quanto Bolsonaro ou Trump chegarem à Presidência ou um tiktoker de 12 anos ganhar milhões de dólares com vídeos franzindo o cotovelo ao som de um liquidificador, enquanto um professor...)

Há uma ligação entre o biscoito poder ser sorvete e a Terra poder ser plana: um certo degelo nas calotas dos conceitos, fatos, significados. Sobre a borda recheada de brigadeiro da pizza de sushi que o mundo se tornou, fica difícil convencer um racista de que a "supremacia branca" é uma mentira nociva à sociedade, não um grito de liberdade oprimido pela ditadura do politicamente correto.

Muito menos grave, mas nada menos equivocado, é o modus operandi dos "canceladores" que condenam palavras, frases ou ideias sem tentar compreender o contexto.

O fim do contexto foi um dos elementos citados semana passada por Ronaldo Lemos, na Ilustríssima, como parte desta lambança cognitiva a que chamou de "A Grande Ruptura". Nos likes e dislikes dos TikToks da vida, pouco importa quem está falando, para quem, de onde, quando, em relação a quê, com qual história de vida. Na linha do tempo azul clarinho, todos os fatos são pardos. Ou todos os patos são fardos? Me será fardo ter escrito pardo? Se for pato, na linha do tempo azul clarinha, sou fato. Chato.

A realidade anda tão sufocante e a humanidade tão mequetrefe que eu tinha até me esquecido da possibilidade deste acontecimento grandioso na vida de todos os brasileiros que tivemos a sorte de estar vivos nas últimas décadas: um disco novo do Caetano Veloso.

Do nada, cai sobre os nossos cocos mais essa pedra de Roseta lançada do Recôncavo para elevar-nos um pouco de Chapolins a Champollions. Vou me deitar agora no sofá e ouvir o disco de cabo a rabo, tentando entender para onde levam as diferentes pegadas nestas faixas de terra firme em meio ao mar de creme e biscoito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.