Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Uma Eurodisney de Tupperwares

Descobri que estou infeliz porque uma época desgraçada vive em mim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante um bom tempo achei que andava infeliz por viver numa época desgraçada. Outro dia, ouvindo um podcast sobre o cérebro, me dei conta de que é o contrário: estou infeliz porque uma época desgraçada vive em mim. Parece papo de hippie em Mauá, talvez seja -- cada vez mais concordo com os hippies de Mauá ou de qualquer outro lugar --, mas a época só existe dentro da nossa cabeça – "bicho".

Essa abstração a que chamamos de "o sistema" ou "a sociedade" ou "o mundo" é intangível do nosso nariz pra fora, mas é um fato concreto na gigantesca galáxia de neurônios caixola adentro. Medo de barata, torcer para o Corinthians, acreditar na salvação da alma ou no pecado original são emaranhados microscópicos feitos de células, moléculas e impulsos elétricos. Em exames de imagem é possível ver o nascimento de uma ideia ou a resolução de um problema matemático, uma explosão colorida e luminosa, tipo um mini Big Bang na tela de um computador. Eureca! = Fiat lux!

Ilustação de ponta cabeça representa um garoto submerso até o torax
Adams Carvalho

É bonito, muito bonito, mas trocando em miúdos (ou em miolos), isso significa que o aquecimento global tá aqui dentro da minha cabeça. O Bolsonaro tá aqui dentro da minha cabeça – a imagem num PET-Scan deve parecer aquele emaranhado de cabelo e lodo que se acumula no fundo do ralo. Os dentes de baixo do Bolsonaro, encavalados e cinzentos, existem para além de seu pântano bucal: ocupam milhares, talvez milhões de neurônios meus. Os neurônios que reconfiguram a imagem pútrida na minha memória, os que sentem asco toda vez que a lembrança é trazida à consciência, os que sentem ódio dos dentes e do resto. Aquela mandíbula é uma Estação Sé mal-assombrada dentro de mim.

Não adianta fazer análise, tomar remédio ou cachaça se entre as minhas orelhas uma turma de neurônios está diuturnamente encenando o fiasco da COP26, outra galera vive as eleições de 22, outra projeta o delinquente Ricardo Salles comentando com o Goleiro Bruno e o Chico Picadinho na Jovem (sic) Pan News (sic). Os famintos brigam por ossos e os aviões caem dentro da minha massa cinzenta, ao lado de livros, filmes e séries horríveis considerados excelentes por gente supostamente letrada. (As obras de arte deixarem de ser apreciadas como belas ou profundas para serem elogiadas como "urgentes" ou "necessárias" é outro sintoma desta época tacanha que trago encrustada nos miolos).

O que me impede de escutar o murundu neuronal berrando "desiste, não vale a pena" é saber que o próprio murundu do berreiro, assim como todos os outros murundus, pode ser desembaraçado e tecido de outra forma. "Neuroplasticidade" é uma palavra feia – parece uma Eurodisney de tupperware -- pra um troço lindo: a capacidade que o cérebro tem de se reconfigurar.

Emaranhados neuronais de 7 bilhões de pessoas – ou, pelo menos, dos chefes destas 7 bilhões de pessoas – afirmam valer a pena manter multidões na miséria e arriscar o futuro da humanidade para garantir a produção de energia suficiente para um bilhão carregar os celulares e seguir dando like em foto de gato, sofrendo com o Instagram alheio, respondendo zap de trabalho aos domingos e enriquecendo os Zuckerbergs da vida.

Bom, isso é só uma ideia de jerico, um meme que viralizou, como já foram a escravidão, o sacrifício de criancinhas e o Abecedário da Xuxa. Podem me chamar de hippie – tomarei como um elogio --, mas acredito que dá pra mudar isso aí. Não seria bom, só pra variar um pouquinho, carregar uma outra época sobre os ombros?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.