Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata
Descrição de chapéu
Europa

Frequentar uma praça

Que diálogo misterioso é esse entre as pedras e as pessoas? Como se cada pedaço de chão tivesse sido imantado com a intenção dos que o pisaram antes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Indo do Parc Güell pro bairro gótico, no meio do Passeio de Gràcia, sugeri um desvio. Queria mostrar à Julia a Plaza del Sol, meu velho quintal em Barcelona.

Tomei cerveja ali quase todos os fins de semana de 2002. Assisti ali a um teatro de fantoches patafísico e a um curdo tocando alaúde. Fiquei amigo do curdo –os fantoches não me deram bola.

Ali a Phydia ia trabalhar de skate, como garçonete, enquanto juntava um dinheiro para se mudar da nossa sala– a república "lliure" da Carrer Aribau 139 4A, que chegou a hospedar até sete brasileiros simultaneamente, para desespero do gentil vizinho de baixo, que nas noites mais barulhentas esmurrava a porta e insistia em me ensinar, de graça, todos os palavrões da língua catalã.

Ilustração de Adams Carvalho mostra uma mulher dentro de uma caixa de vidro. A caixa é um retângulo horizontal, que ocupa quase o quadro todo. A mulher está ajoelhada e com as mãos no chão. Ela usa um casado alaranjado,  tem os cabelos também na cor laranja e está com sapatos de salto alto verdes. O fundo da caixa é um colchão marrom. Duas câmeras estão fixadas nas laterais direita e esquerda. Elas apontam para fora.
Adams Carvalho

Na Plaza del Sol, principalmente, ficávamos de papo pro ar, singrando as tardes infinitas dos 20 e poucos anos e ouvindo Manu Chao sob o doce aroma da carburação de especiarias florais oriundas das arábias.

Saindo do Passeio de Gràcia eu disse pra mim mesmo –como um seguro-decepção, acho –que provavelmente a Plaza del Sol tinha mudado muito, não devia ter mais nada a ver com o que era antes. Viramos à direita, um quarteirão, outro, comecei a ouvir uma música, a sentir aquele cheiro e –¡óstia! (obrigado, vizinho)– lá estava ela, cheia de jovens, com show.

Vinte anos tinham se passado e a praça seguia tendo exatamente o mesmo significado na cidade, o mesmo casting, a mesma dramaturgia –só umas pequenas mudanças no figurino, concessões naturais à passagem do tempo.

Que diálogo misterioso é esse entre as pedras e as pessoas? Como se cada pedaço de chão tivesse sido imantado com a intenção dos que o pisaram antes. Aqui, trabalho. Aqui, boêmia. Aqui, jovens. Aqui... (Coisas que a gente faz aqui e não admite ali). Por décadas. Por séculos.

O conforto ao pensar nessa transcendência urbana me veio com um travo: moro em São Paulo, cidade em que tudo parece tão construção e já é tão ruína que o cara põe na frente da quitanda "Desde 2011" como se fosse um triunfo –e é.

A urbanização de São Paulo e do Rio nos últimos 150 anos foi: "tira os pobres daí, joga os pobres pra lá, abre um cercadinho VIP onde estavam os pobres. Depois, quando der problema lá com os pobres, a gente culpa os pobres e vê como faz".

Da grande reforma do Pereira Passos, no Rio, em 1903, à nova Faria Lima do Maluf, 90 anos depois, a lógica foi a mesma.

Nosso atraso mal travestido de avanço entortou o "liberalismo" até (quase) encobrir seus privilégios. Agora tem torturado o termo "conservadorismo" para que assuma crimes que não cometeu. O que o "conservador" brasileiro conserva além da babá de branco e do medo de ser gay?

São os ditos "conservadores" que desmontam órgãos de regulamentação urbana e preservação histórica como o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desmantelam o Ibama, fazem lobby pra subir prédio em qualquer canto e constroem condomínio em Área de Proteção Ambiental. Seria lindo se a direita brasileira lutasse pelo capitalismo e os conservadores pelo conservadorismo.

O rico brasileiro é um miserável e não sabe. Preso entre colunas jônicas e concertinas, acha que é "de primeiro mundo" se entupir de Prada & wagyu; jamais vai entender a alegria civil de frequentar uma praça.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.