Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Torta na cara

Em uma comédia no teatro, participei de uma interessantíssima experiência de psicologia social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Outro dia, indo assistir a uma comédia no teatro, participei de uma interessantíssima experiência de psicologia social. O público de comédia é bem específico. É um pessoal que não costuma ir ao teatro. Em muitos casais, você repara no marido um pé atrás. Ou dois. Ele preferia ter pedido uma pizza e estar assistindo a "Homem-Aranha no Aranhaverso", mas ela insistiu "Juro que não é chato! Você vai morrer de rir. É com o Mateus Solano e o Luís Miranda!".

Aí o marido, meio contrariado, toma um banho, bota uma camisa que há oito meses não sai do cabide e vai em frente. Este homem banhado, arrumado e levemente contrariado também é oprimido pela cortina de veludo e pelas poltronas de couro.

Num país ultradesigual como o nosso, a sacanagem não vem só da concentração de renda e das borrachadas da PM, mas também pelo nariz empinado da elite intelectual, que costuma produzir arte para poucos, mas isso é outra crônica. O que nos importa para chegarmos logo à experiência é que o homem médio se sente, na plateia do teatro, como o Homer Simpson num balé.

A ilustração de Adams Carvalho, publicada na Folha de São Paulo no dia 20 de março de 2022, mostra o desenho de um homem, em primeiro plano, sorrindo levemente envergonhado. Ao seu lado há dois ramos de louros. A ilustração é emoldurada com ornamentos abstratos. O desenho é rosa com fundo bege.
Adams Carvalho - Adams Carvalho

Some-se a isso a ameaça sempre presente de um ator te chamar ao palco, tacar um holofote na sua cara, te zoar na frente de 250 pessoas e o clima é, como já falei, de alguma apreensão.

Pois bem, toca o segundo sinal. Todos sentam-se, uma voz nos alto-falantes anuncia que a peça tem o patrocínio da empresa tal, tal outra e da doceria não sei das quantas, que escondeu embaixo de quatro poltronas cupons dando direito a uma torta grátis.

Imediatamente todos se inclinam e metem as mãos embaixo das poltronas: imediatamente o clima muda da água pro vinho. Relaxadas, as pessoas riem e puxam "Nada aí?", "Tenta mais no fundo!". Em torno dos que acham os cupons surge uma confraria, como se a mera proximidade com o ganhador desse aos vizinhos algum mérito. A pessoa que achou o cupom o mostra pros outros, orgulhosa. Alguém comenta que, naquela doceria, a torta de brigadeirão é a melhor.

Se a recém-formada comunidade pudesse resumir a experiência, diria algo como: "Nós não nos conhecíamos. Não sabíamos nada uns sobre os outros. Éramos 250 estranhos. Estávamos tensos e nos sentindo peixes fora d'água, num ambiente pouco hospitaleiro, num corpo a caminho da morte, num universo indiferente. Então soubemos que todos fazíamos parte de uma mesma tribo, a dos que querem ganhar torta grátis –e uma brisa soprou em nossos corações".

A postura "quero torta grátis", vinda de quem tem dinheiro para pagar pela torta, funciona como a admissão de uma falta, a aceitação de uma incompletude. Um blasé não procura cupom de torta grátis embaixo da poltrona. Curvado e tateando na penumbra, ninguém é arrogante. Botar a bunda pro alto em busca do cupom é uma saudável admissão da gula, da avareza –e possivelmente de um cofrinho.

É engraçado que o papel cumprido pelo cupom nesta pré-peça seja justamente o da comédia, quando ela atinge uma das suas funções mais nobres: mostrar que tá todo mundo zoado nesse mato sem cachorro. É o exato oposto de um linchamento, em que todos os defeitos da humanidade são depositados num outro, que deve ser sacrificado para expiarmos nossos pecados.

Eu sei que, segundo a física e a lei da entropia, o princípio básico do Universo é o desmantelo, que para baixo todo santo ajuda. Não venho aqui bancar o Poliana. Só queria compartilhar: às vezes, do nada, também, por uns instantes, uma coisa ou outra pode dar certo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.