Bernardo Carvalho

Romancista, autor de 'Nove Noites' e 'Os Substitutos'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bernardo Carvalho
Descrição de chapéu Coronavírus Governo Bolsonaro

Homenagem de Bolsonaro com sanfoneiro não é aos mortos, mas aos otários

Ataque à cidadania, explícito no desdém do presidente pela morte, é projeto de governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No final do primeiro ano da guerra contra Esparta, quando Atenas ainda não tinha sido atingida pela peste, Péricles foi escolhido para fazer o encômio dos que caíram em combate.

Relatado por Tucídides, ele próprio um valoroso general, o discurso de Péricles aparece no segundo livro da “História da Guerra do Peloponeso”: “Antes de passar ao louvor dos mortos, cumpre descrever os princípios da vida pública que nos norteiam, as instituições políticas e o caráter nacional que nos guiaram até a grandeza”.

Estava falando da virtude cívica da democracia: “Somos tolerantes uns com os outros nas relações privadas, mas nos submetemos à lei nas questões públicas”.

Mulher com máscara em frente ao Parthenon, em Atenas, na Grécia - Alkis Konstantinidis - 27.mai.2020/Reuters

Atenas era uma democracia para seus cidadãos (a primeira na história da humanidade) e uma potência imperial para os estrangeiros. Foi esse precisamente o motivo da guerra. O que o panegírico de Péricles ressalta, entretanto, apesar das imperfeições do regime, é a associação entre democracia e honra: “Não nos apoiamos na dissimulação, mas na vocação natural para a ação corajosa. [...] Cantei as glórias da cidade, mas foi a qualidade desses homens e de outros como eles que a glorificou”.

A glória da democracia dependia da qualidade dos homens que a constituíam. Imagino o que você deve estar pensando.

Péricles prossegue sobre os deveres do Estado: “A honra expressa nesta cerimônia foi concedida aos que viemos enterrar. Como tributo adicional, a cidade manterá seus filhos às expensas do Estado até se tornarem adultos. [...] O Estado que garante os maiores prêmios à bravura é também o que conta com os cidadãos mais corajosos”.

A dívida do Estado para com os cidadãos salta aos olhos no discurso do estadista. Não existe democracia sem esse reconhecimento. Ainda mais em situações extremas, como as guerras e as pandemias.

Pouco depois do discurso, a peste avançou sobre a cidade. Os efeitos devastadores da doença são descritos em detalhes por Tucídides, que a contraiu e sobreviveu para contar. Péricles não teve a mesma sorte. E a democracia tampouco.

Os que o substituíram (seu sobrinho Alcibíades, que acabaria conspirando para um golpe, ou o demagogo Cléon) não tinham nem o caráter nem a estatura do estadista. A guerra durou 27 anos e terminou sob o jugo de uma oligarquia espartana.

Jair Bolsonaro fala ao telefone no Palácio da Alvorada, em Brasília, depois de ser diagnosticado com Covid-19 - Evaristo Sá - 8.jul.2020/AFP

Entre nós a pandemia também escancarou um bocado de coisas. Bolsonaro não é Péricles. Homem da dissimulação, retrai-se quando encurralado. Mas é só o tempo de preparar um novo bote nas sombras. Precisa sublevar uma matilha de cães de guarda armados para defendê-lo da lei e das instituições que procura desautorizar, enquanto incita a intolerância nas relações privadas. Os ataques à cidadania são um projeto de governo que se explicita tanto na aversão pelo que é público (saúde, educação, meio ambiente) como no desdém pela morte dos cidadãos. Aliás, uma coisa está ligada à outra.

Valendo-se da impostura retórica de um ideal conservador, o presidente associou a honra à mentira, a coragem à vilania, a amizade às alianças mafiosas, a dignidade à escória. E é sobre essa base de valores invertidos, na qual a justiça é o maior inimigo, que gostaria de impor ao país um modelo de “educação cívico-militar”.

Não há narrativa voluntariosa capaz de dissimular a insistência no embuste. Como se já não bastasse a inépcia e a manipulação no combate à pandemia, o presidente ainda veta a obrigatoriedade do uso de máscaras em igrejas, prisões, no comércio e nas escolas, e nos expõe a uma inesquecível “homenagem” aos mortos, vestindo abrigo esportivo, o arauto do neoliberalismo mumificado a seu lado, enquanto um sanfoneiro (que já havia brindado a nação com suas declarações anais) entoa algo a ver com a “Ave Maria”.

Um amigo compartilhou no grupo de família as imagens de comentaristas da televisão portuguesa a gargalhar depois de assistir ao quadro sinistro. O vídeo provocou uma comoção a esta altura inusitada: indignados, os familiares, eleitores de Bolsonaro, diziam que não era hora de criticar, mas de construir. Sentiram-se pessoalmente ofendidos. Eu entendo.

Bolsonaro nunca escondeu que não veio para construir. Seu governo ficará na história do país como a representação tragicômica do nosso destino funesto nas mãos de medíocres ressentidos, incompetentes e irresponsáveis. Bolsonaro não é Péricles. Sua homenagem aos mortos também não é aos mortos, mas aos otários. As pesquisas dizem que cerca de 30% dos brasileiros o apoiam. E que outros cerca de 20% acham isso aí regular. Os otários somos nós.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.