Bia Braune

Jornalista e roteirista, é autora do livro "Almanaque da TV". Escreve para a Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bia Braune

Não se apegue à vilã da sua infância, mesmo se for a Britney Spears do folclore

Neste verão, a Cuca resolveu fazer algo diferente, apesar dos boatos de que ainda estava na pior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esta é uma história de dor e ingratidão. Desde já, peço desculpas a todos que tentaram abrir meus olhos. Após 20 anos de trabalho em TV, eu havia decidido abandonar essa criatura numa caçamba com fitas VHS. Jamais compartilhei suas figurinhas junto com um “kkk”. O chato é que fatos recentes trouxeram a Cuca de volta à minha vida.

Antes, devo esclarecer o status do nosso relacionamento. Recalcados dirão que ela nunca passou de uma bruxa velha citada apenas no livro “O Saci”. Outros, que nem é a Cuca na pintura de Tarsila do Amaral. Pois eu a conheci plena, estrela de televisão. Cantada por Angela Ro Ro e interpretada por boas atrizes num traje com pancinha colorida. Nos anos 2000, lipoesculpida e siliconada, surgiu com voz sexy da dubladora da Julia Roberts e tema da Cássia Eller. “Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega.” Sim, ela se divertia em Noronha antes da modinha.

Ilustração
Marcelo Martinez

Contam que sua ruína começou quando a obra de Monteiro Lobato caiu em domínio público. Mas a Cuca —essa Britney Spears do nosso folclore— já tinha pirado em 2007, assim que o “Sítio” saiu do ar. Com outros bonecos aposentados, passou a frequentar festas regadas a pó de pirlimpimpim. Em sua caverna à la “Breaking Bad”, fabricou poções e substâncias suspeitas. Por pouco não bateu polícia por lá.

Nessa época, me compadeci e virei sua guardiã informal. Escrevi cenas para figurantes vestirem sua fantasia debaixo de sol. Inventei reportagens que movimentavam seu caldeirão. Sabe como é: monstras também têm boletos a pagar. Ao vivo, botei a Cuca num “We Are the World” de baixo orçamento, junto com Fiuk de Bruce Springsteen e a ex-BBB Solange Iarnuou. Não fosse por mim e pela equipe de arte consertando seus figurinos e dentadura de espuma, hoje ela seria ex-mutante da Record.

Só que neste verão a Cuca resolveu fazer algo diferente, apesar dos boatos de que ainda estava na pior. Imunizada, a jacaroa viralizou em memes da Coronavac. Toda saidinha no streaming, hoje prepara bons drinques na série “Cidade Invisível”, da Netflix. Como pode uma lagartixona de 15 mil anos estar com aquela cútis mágica da Alessandra Negrini? Ingrata.

“Eu nunca te tratei assim”, retrucou Priscila da TV Colosso. “Supera, amor! Cancela essa louca”, me aconselhou o Teletubbie roxo. É, definitivamente preciso de novos amigos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.