Bia Braune

Jornalista e roteirista, é autora do livro "Almanaque da TV". Escreve para a Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bia Braune

Morar no condomínio de Jair Bolsonaro rendeu muitos episódios do 'CSI Minha Vida'

Sempre que falta assunto, alguém pede: conta no condomínio de quem você morou, conta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não queria falar sobre ele. Listei assuntos alternativos, para não ter nem que digitar aquele nome. Mas toda semana, alguém próximo pede: “Ah, escreve sobre sua vida no condomínio do (não digo, me recuso)”.

Tento afastar pensamentos nefastos. Recordo minha ingênua infância à beira-mar, andando de bicicleta. Afofando gatinhos e pulando elástico. Brincando de elefantinho colorido, pique esconde, polícia e ladrão...

“É sério? No Vivendas da Barra Pesada???” Sempre assim: a ternura das minhas memórias sendo interrompida pelo cutucão real ou virtual dos fatos, pois em todos os grupos recebo memes e sofro bullying.

“Olha ela: ex-condomínion!”

“O lugar é ótimo, o que mata é a vizinhança.”

Miliciano pede açúcar ou manda bala?”

homem enorme agradece à vizinha por xícara cheia de balas de arma
Marcelo Martinez/Folhapress

Meu avô comprou nossa casa –ironia das ironias, a de número 17– quando a Barra da Tijuca era praticamente areia. O condomínio não tinha muros. Os carros dormiam destrancados. O sorveteiro vendia picolé fiado. Lembro que...

“Conta logo do vizinho traficante.”

Foi o episódio mais tosco do "CSI Minha Vida". Helicóptero sobrevoando nossa rua. Até aí, tranquilo. Por mais de 30 anos, reza a lenda que um ônibus vendia churros de cocaína numa praça ali perto e ninguém nem nada. O problema foi num sábado à noite, eu saindo do banho. Papai e meu então namorado no andar de baixo. Um deles grita: “Tá vestida? A polícia tá subindo!”.

Surgem, então, quatro agentes. O plano consistia em estourar o esconderijo do vizinho trafica, indo pelo nosso telhado. Barrigudo e suado, um dos policiais pede: “Segura aqui, garota!”. Era um fuzil AR-15. Eu de toalha na cabeça. “Vem, gente!” Pisando na colcha da cama, eles pulam a janela.

O barrigudo quase entala, atrapalhado nível Didi Mocó. Por um minuto, achei que esqueceriam o fuzil e levariam meu secador de cabelo.

“E aí?” Vida bandida que segue: o meliante já tinha vazado. Anos depois, Marielle é morta e descobrem um dos acusados morando lá. O resto é coletiva em prancha de surfe, treta na portaria, “gripezinha”. E a nostalgia difícil da juventude e das rodadas de Jogo da Vida com alguns que, hoje, são contra máscara e lockdown.

Por sorte ainda gosto de Scrabble e Dicionário, mas encerro sem formar o nome ou definir aquela figura. Não preciso. Há poucos dias, manifestantes ergueram uma faixa na porta do condomínio. Dizendo com todas as letras: “O genocida mora aqui”.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.